Entenda

Paciente de 36 anos que morreu por Covid-19 tinha diabetes e integrava grupo de risco

A Paraíba registrou, nesta segunda-feira (30), o primeiro óbito confirmado por COVID-19. Trata-se de um homem de 36 anos, morador do município de Patos, que estava internado na UTI do Hospital Clementino Fraga. A confirmação laboratorial para COVID-19 se deu nesta segunda-feira (30), segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

A Paraíba registrou, nesta terça-feira (31), o primeiro óbito confirmado por COVID-19. Trata-se de um homem de 36 anos, morador do município de Patos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Clementino Fraga.  Apesar de ter apenas 36 anos e estar fora da faixa de idade que mais é sensível ao coronavírus, o paciente integrava o grupo de risco por ter diabetes.

Ele estava internado na UTI desde a última quinta-feira (26), quando deu entrada no serviço, via transferência hospitalar. Internado, o paciente evoluiu com piora do quadro clínico e veio a óbito na tarde desta terça-feira (31). A confirmação laboratorial para COVID-19 se deu nessa segunda (30). Por meio de nota à imprensa, a Secretaria de Estado da Saúde disse que “se solidariza com a família neste momento de dor e pesar”.

Ainda segundo a Secretaria, a Paraíba contabiliza 18 casos confirmados, sendo 13 em João Pessoa, 02 em Campina Grande e 03 no sertão, nos municípios de Igaracy, Sousa e Patos. Dos confirmados, duas mulheres seguem internadas em leito regular de hospital privado, uma de 55 anos e outra de 43 anos. De acordo com o último censo hospitalar, são 109 casos suspeitos internados, sendo 25 em UTI, 84 em leito tipo enfermaria.

Além do patoense, a Secretaria Estadual de Saúde segue investigando a morte do publicitário Mateus Zerbone Carlos, filho do empresário Eduardo Carlos, dono das TV’s Cabo Branco e Paraíba. O primeiro exame do jovem de 34 anos deu inconclusivo para COVID-19 e o material para contraprova foi encaminhado para Laboratório Evandro Chagas, em Belém no Pará, que deve divulgar o resultado em 10 dias.

Quem corre mais risco?

Segundo o Ministério da Saúde, pessoas acima dos 60 anos e aquelas com doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares correm mais risco, mas todos devem observar as medidas de higiene e diminuir o contato social. As pessoas não devem viajar nem frequentar cinemas, shopping, shows e outros locais com aglomerações. A orientação é redobrar os cuidados e ficar em casa.

Caso utilize medicamento de uso contínuo, o paciente deve em contato com seu médico ou pedir para algum familiar ir até o posto de saúde para buscar uma receita com validade ampliada, principalmente no período de outono e inverno. Isso reduz o trânsito desnecessário nos postos de saúde e farmácias.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba