Especulações

OS MAIS COTADOS: Com senadores definidos, principais chapas majoritárias da Paraíba agora buscam seus respectivos vices

As últimas semanas na política paraibana fizeram com que o eleitor conhecesse, mesmo que extraoficialmente, parte das chapas majoritárias que estarão competindo pelos votos dos paraibanos em outubro deste ano. Se antes haviam pré-candidatos a governador e pré-candidatos ao Senado “soltos” pelo tabuleiro, agora essas peças se uniram, moldando assim o que será visto em outubro.

A preço de hoje, quatro grandes chapas majoritárias que disputarão as eleições já estão parcialmente formadas, com os cargos de governador e senador virtualmente preenchidos. Coincidentemente, faltam vices para todos eles. Ainda restam as chapas encabeçadas pelo PSOL, que hoje tem seu candidato a governador e dois candidatos ao Senado; PRTB, que tem apenas o seu candidato ao Senado; e o PDT, que ainda tem a atual vice-governadora como pré-candidata ao governo.

A seguir, vamos destrinchar cada uma delas:

João Azevêdo (PSB) – vice – Aguinaldo Ribeiro (PP)

Muito se especulou nos bastidores quem seria o pré-candidato ao Senado na chapa de reeleição do governador João Azevêdo. Disputavam esse posto os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP) e Efraim Filho (União Brasil), até que, em meados de março, Efraim optou por romper politicamente com Azevêdo e se aproximar de Pedro Cunha Lima (PSDB).

Com a vaga de senador praticamente consolidada, agora é hora de definir quem deverá ser o candidato a vice-governador. Como a atual vice-governadora, Lígia Feliciano (PDT), não pode mais disputar o cargo, a vaga está aberta na chapa de Azevêdo. Vários nomes já foram especulados: o do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos); a deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB), que representaria o sertão; até o deputado federal Hugo Motta (Republicanos). Acredita-se que o Republicanos irá reivindicar o direito de indicar o vice, na figura de Galdino.

Também, em outros momentos da pré-campanha, chegou a ser ventilado a indicação do cargo pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), com a possibilidade de sua esposa, Ana Cláudia Vital, ocupar o posto. No entanto, Veneziano também anunciou rompimento com o governador e lançou sua própria candidatura ao governo.

Veneziano Vital (MDB) – vice – Ricardo Coutinho (PT)

Com o afastamento de Veneziano do grupo do governador, ele se aliou com o Partido dos Trabalhadores (ou parte dele) e lançou sua pré-candidatura ao governo estadual, tendo o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) como seu pré-candidato ao Senado, caso consiga reverter sua situação perante a Justiça (hoje ele está inelegível).

Também com a chapa de Veneziano, o mesmo dilema: a procura pelo vice-governador. O próprio senador já chegou a afirmar que o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) seria um bom quadro para vice-governador. Porém, hoje Cartaxo é pré-candidato à ALPB.

Ainda, é especulado também para compor a vice o seu irmão, Lucélio Cartaxo (PT), ou até mesmo sua esposa, Maísa Cartaxo.

Nilvan Ferreira (PL) – vice – Bruno Roberto (PL)

Nilvan Ferreira protagoniza a chapa ‘bolsonarista’ na Paraíba. O comunicador, que até essa semana era presidente estadual do PTB, irá concorrer ao cargo agora pelo PL. Antes de se filiar à legenda, no entanto, havia se aliado com o deputado federal Wellington Roberto (PL), e da união veio a indicação de seu filho, Bruno Roberto (PL), para a chapa conservadora como pré-candidato ao Senado. Assim como as duas já citadas, falta agora definir quem será o vice.

O nome mais lembrado hoje é o da médica Annelise Meneguesso. Recentemente se filiou ao PL, evento que contou com a participação de Nilvan, quando ainda era filiado ao PTB.

Pedro Cunha Lima (PSDB) – vice – Efraim Filho (União Brasil)

Pedro Cunha Lima recebeu nessa última semana a confirmação de que Efraim Filho caminhará ao seu lado nas eleições deste ano. Com a chegada de Efraim, a chapa agora precisa escolher um candidato a vice-governador.

Especulações dão conta de que quem poderia completar a chapa seria o comunicador Samuka Duarte, que essa semana se filiou ao PSC, partido que apoia Pedro nessa corrida eleitora.

Governador – vice – Sérgio Queiroz (PRTB)

O pastor Sérgio Queiroz lançou sua pré-candidatura ao lado do presidente estadual da legenda, André Lucena, afirmando que o partido terá candidatura própria para a chapa majoritária.

A promessa do partido é lançar um pastor (ou pastora) que nunca teve relação com a política, para ser candidato a governador. Até o momento não há definição de quem irá compor essa chapa.

Adjany Simplício (PSOL) – vice – senador(es)

O PSOL também lançou candidatura ao governo, com Adjany Simplício concorrendo à vaga. Ainda, o partido também tem atualmente dois pré-candidatos ao Senado: Alexandre Melo, vice-presidente estadual da legenda; e Sousa Neto, presidente do PSOL em Itaporanga.

O partido, em âmbito nacional, acertou uma federação partidária com o Rede Sustentabilidade. Na Paraíba, no entanto, o Rede já anunciou que apoiará o governador João Azevêdo.

Lígia (PDT) – vice – senador

A preço de hoje, o PDT tem na Paraíba a pré-candidatura da atual vice-governadora Lígia Feliciano. Porém, bastidores apontam para um enfraquecimento da postulação ou até mesmo desistência da mesma.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba