Compra de respiradores

Octávio Paulo Neto elogia sensibilidade da Justiça ao destinar recursos da 'Calvário' para saúde da PB; OUÇA

O coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), o promotor Octávio Paulo Neto, elogiou a 'sensibilidade' da Justiça em permitir a aquisição e destinação de 15 respiradores pulmonares à rede de saúde pública, no Estado, que está se preparando para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. 

O coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), o promotor Octávio Paulo Neto, elogiou a sensibilidade da Justiça em permitir a aquisição e destinação de 15 respiradores pulmonares à rede de saúde pública, no Estado, que está se preparando para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

Os equipamentos, avaliados em R$ 825 mil, já foram disponibilizados aos gestores de saúde. Os recursos foram obtidos com recursos recuperados no  âmbito da Operação Calvário, deflagrada em dezembro de 2018, que investiga um esquema de corrupção no Governo da Paraíba.

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, Octavio Paulo Neto, agradeceu ao Poder Judiciário, que acolheu a demanda apresentada pelo Ministério Público e outros órgãos que trabalham no combate à corrupção na Paraíba. “O esforço da força tarefa ao longo do tempo, vem demonstrando a necessidade uma maior agilidade na reversão dos valores coletados, quer a título de colaboração, quer a título de retenção judicial, e sua conversão para o gerenciamento dessa crise, o que demonstra que, uma ação em rede, uma rede distribuída, uma rede horizontalizada, em que todos imbuídos e extremamente eficaz”, disse.

Octávio Paulo Neto agradeceu diretamente aos desembargadores Ricardo Vital, relator da Operação Calvário, e ao presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Márcio Murilo. “Fiquem cientes de que nós todos, que compomos os órgãos de persecução e controle, temos plena percepção da sensibilidade Judiciária neste singular momento, e mostrar que todos estamos preocupados com esta travessia”, destacou.

Dos quinze respiradores, dez equipamentos foram destinados a hospitais do Estado, dois para hospitais dos municípios de João Pessoa e Campina Grande e outro para o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). A Operação Calvário está sendo realizada por uma força-tarefa, composta pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp/MPPB), Polícia Federal,  Controladoria-Geral da União e Ministério público Federal.

O objetivo da operação é investigar e desarticular uma organização criminosa que foi responsável pelo desvio de  cerca de R$ 134 milhões das áreas de saúde e educação.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Felipe Nunes