aposta de Ricardo

O IMPACTO DE CIDA RAMOS: "Ela vai querer estabelecer uma polarização direta com Cartaxo" Por Josival Perfeira

Sua avaliação é a de que, com a mudança da conjuntura política nacional, o discurso da competência perde força e deverá se impor a luta pela necessidade de garantir os programas sociais defendidos pelas forças de esquerda.

cida ramos
Qual o impacto da candidatura da professora Cida Ramos na disputa em João Pessoa?
Registre-se, em primeiro lugar, que a candidatura de Cida Ramos está apenas sendo apresentada e, como tal, ainda não pode ser avaliada do ponto de vista eleitoral nem comparada com outras candidaturas já consolidadas.
Arrisque-se, porém, uma avaliação de potencialidade e possibilidades.
O primeiro impacto da candidatura da professora Cida Ramos é interno. Tem a força de animar a militância socialista (coletivo e girassóis de uma maneira geral), que deverá fazer muito barulho nos próximos dias, aquecendo a disputa.
De imediato, também haverá uma mudança de postura. Cida Ramos é uma histórica militante social e sempre foi bastante afirmativa, proativa, aguerrida. Com certeza, vai querer estabelecer uma polarização direta com o prefeito Luciano Cartaxo (PSD), que também poderá esquentar a disputa.
Haverá também uma mudança de discurso. Enquanto, com João Azevedo, o PSB propunha um debate sobre competência e capacidade de gestão, agora deverá tentar puxar a discussão mais para temas ligados a políticas públicas e problemas da cidade.
A aposta do governador Ricardo Coutinho está exatamente neste quesito. Sua avaliação é a de que, com a mudança da conjuntura política nacional, o discurso da competência perde força e deverá se impor a luta pela necessidade de garantir os programas sociais defendidos pelas forças de esquerda.
O debate também poderá ganhar um ar mais personalista. Os socialistas devem começar a exaltar a história pessoal de superação da candidata Cida Ramos, o que exigirá que os demais candidatos também apresentem suas histórias de vida.
Assim, neste primeiro momento, os impactos da candidatura da professora Cida Ramos à Prefeitura de Cida Ramos deverão incidir mais na mobilização e atitudes da militância, na postura e no discurso do candidato. O impacto eleitoral só poderá ser aquilatado um pouco mais adiante.

Fonte: tambaú247
Créditos: tambaú247