Navegação partidária

EMBARQUE NO PATRIOTA: provável filiação de Bolsonaro a novo partido causa expectativa em aliados na Paraíba; ENTENDA

NO BARCO DO PATRIOTA: provável filiação de Bolsonaro a novo partido causa expectativa em aliados na Paraíba; ENTENDA

A preço de hoje, está cada vez mais decidido o futuro partidário do presidente Jair Bolsonaro, prestes a subir no barco do Patriota, mesmo partido em que seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, ingressou no dia 26 de maio. A certeza, inclusive, foi ofertada pelo presidente da sigla, Adilson Barroso, esta semana: ‘vamos conseguir trazer Bolsonaro’, disse.

O fato é que, se concretizado este destino, a nova rota de navegação de Bolsonaro deve repercutir na corrida eleitoral do ano que vem, inclusive na Paraíba, onde o partido é presidido pelo deputado estadual Wallber Virgolino. Outros navegantes, aliados de Bolsonaro, aguardam o desfecho deste movimento para decidirem se embarcam nesta também.

Em entrevista recente ao Sistema Arapuan, Wallber Virgolino demonstrou otimismo com tal possibilidade. Ele projeta o ingresso de mais tripulantes ao partido. Um dos prováveis novos filiados é o do deputado estadual Cabo Gilberto, atualmente no PSL, e um dos aliados de primeira hora de Bolsonaro na Paraíba. “Vamos trabalhar para aumentarmos ainda mais o nosso número de filiados e fortalecer ainda mais o nosso partido”, destacou.

PSL

A primeira consequência da chegada de Bolsonaro, portanto, pode ser o ‘esvaziamento’ de outros barcos do campo conservador, sobretudo da direita paraibana, que vê na ligação com o presidente, uma chance maior de êxito no próximo ano. Gilberto Silva, inclusive, já confirmou que vai para o partido que o presidente for, bem como alguns aliados. Neste sentido, um dos primeiros afetados deve ser o PSL, antigo partido do presidente.

Outro que também deve mudar de legenda é o deputado estadual Moacir Rodrigues, irmão do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. Apoiador de Bolsonaro, também espera por uma decisão do presidente. “O Brasil vai dar certo”, disse em entrevista recente.

PTB

Recém chegado no PTB, o apresentador Nilvan Ferreira já deixou claro que vai trabalhar pela reeleição de Jair Bolsonaro em 2022, mesmo sabendo que o presidente irá para um partido diferente. O vice-presidente do partido na Paraíba é rigorosamente conservador e apoiador de Bolsonaro: Eudócio Dantas.

Além disso, o coordenador do PTB no Nordeste, Coronel Meira, afirmou que ‘Bolsonaro precisa não só de um, mas de mais partidos do campo conservador’. Nesta perspectiva, a legenda deve manter o apoio ao presidente, servindo de retaguarda e também abrigando outros aliados de Jair Bolsonaro no estado.

PSD

Há, ainda, um terceiro barco cujos tripulantes aguardam com expectativa pelos movimentos do presidente Jair Bolsonaro: o que é liderado pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e pelo ex-prefeito Romero Rodrigues. Ambos são aliados do presidente, mas a grande dúvida é saber como eles vão se comportar no próximo ano. Será que vão apoiar Bolsonaro diante da nova postura da direção nacional da sigla, cada vez mais alinhada ao ex-presidente Lula (PT)? Eles garantem que não votam no petista, e apoiam Bolsonaro.

O fato é que, cada vez mais inclinado ao ingresso no barco do Patriota, o presidente Jair Bolsonaro forma uma grande expectativa em torno de sua decisão, de modo que todos os seus aliados na Paraíba esperam ansiosamente pelo momento em que ele, enquanto Capitão, ditará os rumos da navegação rumo à margem de 2022.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba