Entre Lula e Bolsonaro

Nem Moro, nem ninguém: consultores avaliam que terceira via não vai emplacar

Apesar da exposição midiática intensa do ex-juiz, falta de estrutura do Podemos pode atrapalhar, na avaliação de analistas

Está cada vez mais difícil emplacar uma chamada ‘terceira via’ nas eleições de 2022. Em pesquisas atuais, como a divulgada ontem (14) pelo Ipec, nenhum desses candidatos ultrapassam, por exemplo, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo analistas ouvidos pela CNN, mesmo se houver um afunilamento e todos os votos forem para apenas um candidato da terceira via, o que é bem improvável, não haveria alguém superando o presidente.

Sergio Moro, apesar de estar em evidência, pode se atrapalhar com seu discurso anti-sistema. Bolsonaro irá questioná-lo, alegando que o ex-juiz se rebelou por não ter tido apoio para fazer parte do Supremo Tribunal Federal (STF), e Lula irá trazer à tona seu julgamento na Operação Lava Jato.

Além disso, para as eleições, estrutura, dinheiro e partido com capilaridade faz muita diferença, o que, segundo este analista, Moro não tem, já que o Podemos ainda está começando.

O eleitorado de Moro está com Bolsonaro, que já percebeu e está voltando a ser mais agressivo para garantir seus eleitores de maior engajamento nas redes sociais.

Em relação ao PT, o partido tem um patamar histórico de largada em eleições, de aproximadamente 30%. Dessa vez, todas as pesquisas indicam que Lula começará com no mínimo 40%.

Esse patamar muito alto indica que vai ser difícil roubar votos do petista nessas eleições. E que toda exposição de Lula, como a prisão, já foi explorada, o que pode favorecer o candidato.

Fonte: Polêmica Paraíba com CNN
Créditos: Polêmica Paraíba