Articulação

NA SUPLÊNCIA: aliados de Azevêdo não se elegeram, mas devem ser indicados para secretarias; veja possíveis destinos

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

O governador João Azevêdo (PSB) reuniu, apoiou e foi apoiado por diversos aliados nessas últimas eleições. Vários desses aliados conseguiram se eleger, porém alguns outros não, casos de Julian Lemos (União), Pollyanna Dutra (PSB), Anísio Maia (PSB), entre outros, terminando portanto, na suplência dos cargos que disputaram.

Aliado a isso, bastidores da política local dão conta que o governador conseguirá alocar esses aliados não vitoriosos nas urnas em secretarias estaduais ou cargos de indicação. Pensando nisso, o Polêmica Paraíba reuniu 11 deles que podem ter destino em alguma secretaria do governo João Azevêdo II a partir de 2023.

Confira a lista:

Ricardo Barbosa (PSB)

Atual deputado estadual, Ricardo Barbosa tentou uma vaga na Câmara Federal, em Brasília, mas não foi eleito, permanecendo na suplência. Aliado de peso de João Azevêdo, o rumor mais forte aponta para Barbosa ocupar o cargo de superintendente da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan).

Raniery Paulino (Republicanos)

Assim como Barbosa, Rainery, deputado estadual em mandato, tentou uma vaga na Câmara Federal, mas ficou na suplência. A expectativa é que ele assuma algum posto na secretaria estadual de Saúde ou até mesmo ocupe a vaga do seu pai, o ex-governador Roberto Paulino, que atualmente é o Secretário-Chefe do governo estadual.

Rafaela Camaraense (PSB)

Mais uma que tentou uma vaga de deputada federal, Rafaela Camaraense (PSB), filha do prefeito de Cuité, Charles Camaraense, atuava como secretária executiva da Juventude da Paraíba em 2022, quando pediu exoneração para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), uma vez que era suplente de deputada estadual. A expectativa é que Rafaela possa voltar à antiga pasta.

Márcio Roberto (Republicanos)

Márcio Roberto, que às vésperas da diplomação de deputado estadual perdeu o seu mandato por ter tido o seu registro de candidatura cassado, pode ser indicado a alguma secretaria estadual. O pedido, conforme bastidores, seria do deputado federal Hugo Motta, presidente estadual do partido de Márcio, o Republicanos.

Frei Anastácio (PT)

Frei Anastácio, que tentou a reeleição de deputado federal mas alcançou apenas a suplência, pode ser o futuro da secretaria estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. Essa pasta é atualmente ocupada por Bivar de Souza Duta, também do PT, e antes dele era ocupada por Luiz Couto (PT).

Anísio Maia (PT)

Suplente de deputado estadual, Anísio maia pode seguir o mesmo caminho que Frei Anastácio. Ambos são da mesma ala do PT e têm dialogado juntos com Azevêdo desde a época de pré-campanha. O governador pode acomodá-los ambos na mesma secretaria ou indicar cada um para uma nova.

Heron Cid (PSB)

O comunicador Heron Cid disputou uma vaga na Câmara Federal, permanecendo na suplência. Rumores apontam que Heron pode ocupar um cargo no Empreender Paraíba, um programa do governo estadual que tem peso de secretaria e oferece à empreendedores incentivos econômicos para a geração de emprego e renda.

Fernanda Albuquerque (União)

Fernandinha Albuquerque, outra comunicadora que tentou uma vaga de deputada federal mas que permaneceu na suplência, pode ocupar algum cargo na secretaria estadual da Segurança e da Defesa Social, uma vez que ela é muito ligada às causas sociais.

Pollyanna Dutra (PSB)

Pollyanna Dutra, que disputou o cargo de senadora na chapa majoritária do governador nessa eleição, deve ganhar um posto importante dentro do novo governo João. Chegou até mesmo a ser cogitada para ocupar algum cargo no governo federal junto com o presidente eleito Lula (PT). O próprio governador já declarou publicamente que irá nomeá-la como secretária, mas o destino ainda é incerto.

Fabíola Rezende (PSB)

Fabíola Rezende, que disputou uma vaga na Câmara Federal em outubro, deve ser indicada para comandar a recentemente anunciada pelo governador João Azevêdo, Agência de Defesa Animal.

Julian Lemos (União)

Julian Lemos também pode ter uma oportunidade no segundo mandato de João Azevêdo. Bastidores indicam que ele pode ocupar algum cargo adjunto ou executivo na secretaria de Segurança e da Defesa Social, devido a sua forte ligação com a Segurança Pública.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba