Planos e metas

'MEU COMPROMISSO É COM A TRANSPARÊNCIA': Adriano Galdino anuncia ponto eletrônico para deputados e demais servidores da ALPB; VEJA VÍDEOS

A partir de maio, todos os funcionários terão que colocar o dedo no ponto eletrônico. A sociedade não terá motivos para ficar em dúvida sobre o trabalho dos servidores.

Foto: Gutemberg Cardoso / dep Adriano Galdino em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (PSB), prometeu implantar ponto eletrônico para deputados e demais servidores do Poder Legislativo a partir do mês de maio. De acordo com ele, todos os funcionários precisarão usar o equipamento antes do expediente.  Ele prometeu compromisso com a transparência pública nos próximos dois biênios em que estará à frente da Casa.

“A partir de maio, todos os funcionários terão que colocar o dedo no ponto eletrônico. A sociedade não terá motivos para ficar em dúvida sobre o trabalho dos servidores”. E enfatizou: “Os deputados também terão ponto eletrônico, pois eles trabalham na Assembleia. O cidadão que conseguiu chegar naquela casa, levou muitos caminhos. Não é fácil. Cada deputado tem seus méritos, e todos eles sabem de suas responsabilidades e eu vou trabalhar para isso”, explicou.

Orçamento de 2019: qual a contra-partida para a sociedade?

Adriano Galdino falou sobre o orçamento previsto da ALPB em 2019, de R$ 619 milhões, e prometeu contra-partidas para a sociedade. Ele disse que vai levar o legislativo para cidades do interior da Paraíba, de forma itinerante, e reforçou que dará publicidade aos gastos da Casa.

“Vamos ter a Assembleia nas cidades, vamos fazer a Assembleia itinerante, vamos levar a Assembleia para o povo na Paraíba. Já agora no final do mês vamos publicar o quanto vem, como é gasto e com que é gasto. Vamos dar transparência, para que possamos mostrar os debates que lá ocorrem”, prometeu.

Eleição da Mesa Diretora

O parlamentar disse que o resultado da vitória para presidir os dois biênios da Assembleia foi fruto da primeira gestão dele à Frente do legislativo. Galdino disse que não foi difícil convencer governistas para angariar votos, e que conquistou apoio da oposição porque ‘não é submisso’.

“Convencer o governador Ricardo Coutinho e o governador João Azevedo não foi tão difícil. Sou do PSB, já tinha sido presidente, um presidente claro, leal e firme. Adriano Galdino sempre será um admirador do projeto do PSB, sou amigo, sou leal, mas não sou submisso a ninguém. Foi fácil convencer os governadores. Quanto convencer a oposição, acho que foi o respaldo da minha primeira gestão”, opinou.

Ricardo Marcelo pediu votos para Adriano Galdino 

Galdino revelou que o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Marcelo (MDB), seu antigo adversário na Casa, pediu para o oposicionista Wallber Virgolino (Patriota) votar nele na  última eleição da Mesa Diretora.

“Ricardo Marcelo pediu a Wallber Virgolino para votar em mim. Ele disse que dentre os candidatos, eu era quem tinha as maiores qualidades. Esqueceu a situação de ter perdido pra mim em outra disputa”, revelou

Sessão tensa

Adriano Galdino revelou ainda que a eleição que o consagrou como presidente da Assembleia foi ‘tensa’, e voltou a dizer que se emocionou quando ouviu o apelo de Tião Gomes (Avante) para ser candidato aos dois biênios.

“Até a fala de tião estava tudo tranquilo. A partir do momento que Tião fez aquele discurso, mudou. Quase todas aquelas palavras batem comigo. Eu até me emocionei com a fala de Tião. Quando ele me fez a sugestão e perguntou se eu aceitava [ser candidato ao segundo biênio]. Aí quando ele colocou Nabor, Bosco, ele próprio como candidatos, daqui a pouco colocou Genival, então me senti obrigado a aceitar”, disse.

O parlamentar disse que conversou com os deputados de oposição momentos antes da votação para o segundo biênio.  “Eu disse a eles, companheiros eu sou do PSB, e vou continuar dando apoio a João Azevedo, então se vocês votarem em mim já saberão em quem vão votar”, contou.

Relação com Hervázio Bezerra

Adriano Galdino comentou sobre a derrota de Hervázio Bezerra, apontado como o candidato do Governo para ser o presidente da Assembleia no segundo biênio.  “O deputado Hervázio tem suas qualidades, foi um grande líder, um grande deputado, tem serviço prestado. Todavia, eu já tinha sido presidente. Minha maneira agradou mais. Havia uma vontade de deputados para eu ser presidente”, ponderou.

Governabilidade para João Azevedo

Adriano Galdino relembrou que garantiu governabilidade a Ricardo Coutinho em sua primeira gestão na Assembleia, e que os parlamentares não colocaram obstáculos no trabalho do Poder Executivo. Ele prometeu dar o mesmo tratamento ao governador João Azevedo.

“À época, Ricardo Coutinho passou os dois anos sem se preocupar com a Assembleia.  Só sabe isso quem é governador. Nos meus dois anos eu dei governabilidade de forma clara e eficiente para que ele pudesse implementar políticas públicas que mudaram a Paraíba” Sei das minhas responsabilidades e quero dar governabilidade a João Azevedo”, revelou.

Cruz vermelha

Adriano Galdino foi questionado sobre as investigações do Ministério Público que apuram suspeitas de irregularidades em contratos da Cruz Vermelha em hospitais da Paraíba. Ele defendeu a gestão pactuada e disse que o sistema melhorou o atendimento das unidades hospitalares.

“No primeiro ano do governo de Ricardo Coutinho, todos os deputados da oposição passavam toda a sessão falando sobre os péssimos serviços do hospital de Trauma de João Pessoa. De repente chega a Cruz vermelha e mostra muita eficiência e competência. Em termos de eficiência, a Cruz vermelha deu um show. Deu a resposta que o povo paraibano queria. Isso é fato e é verdade. Aí vem a outra questão, a questão de custos. O custo está dento da normalidade. O trauma de CG tem um gasto totalmente compatível com o trauma de João Pessoa. Esse é o verdadeiro debate. É fato, melhorou. O custo está compatível.

E continuou:

“Tem denúncia. Cabe ao Ministério Público apurar e dizer se há ou não culpa. Existe a coisa de condenar antes de haver a sentença condenatória. Existe suspeita, mas suspeita não é coisa definitiva. Vamos aguardar os fatos”, pediu.

Aliança de Ricardo e João 

Galdino elogiou o Governo de Ricardo Coutinho e disse que a Paraíba terá sempre em mente o Governo liderado pelo socialista. O parlamentar acrescentou que torce pela durabilidade da aliança entre o ex-governador e João Azevedo.  “Há longevidade na aliança de João com Ricardo. eu acredito e torço por isso, acho que é importante que estejam juntos e vou trabalhar nesse sentido”, disse.

Ele fez uma profecia positiva para João Azevedo:

“Com sua presença, com as obras que estão em andamento, então João vai realmente consolidar seu nome com uma grande liderança, e tenho certeza que daqui a 4 anos João será uma grande liderança da Paraíba”, previu.

Meta: Prefeito de Pocinhos

Questionado se um dia seria candidato ao Governo da Paraíba, Adriano Galdino lembrou de suas origens humildes. Ele disse que é grato a Deus pelas vitórias políticas alcançadas até aqui, e voltou a dizer que tem o desejo de encerrar sua carreira política na Prefeitura de Pocinhos, sua base eleitoral.

“Tenho plano de ser prefeito de Pocinhos para encerrar a vida pública. Deus já me deu muito e tenho pretensão de encerrar minha vida pública vivendo com minha família, de forma mais equilibrada”, respondeu.

Jair Bolsonaro

O parlamentar, que faz oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), disse que torce pelo sucesso do Governo Federal, mas salientou que discorda da política proposta pelo presidente na área da segurança pública. Ele criticou o decreto da posse de armas e revelou que jamais teria uma por causa do ‘temperamento’.

“Não tenho arma e não quero arma por causa do meu temperamento. Eu acho essa medida inócua, essa questão vai aumentar até a violência. Eu votei em Haddad, não me arrependo, mas torço para que o governo de Bolsonaro dê certo. Espero que o Brasil melhore, mas acho que essa medida de armar a população é quem não tem um plano de segurança pública”, opinou.

Uma convocação 

Adriano Galdino encerrou a entrevista fazendo um pedido a adversários políticos: que se unam administrativamente em prol da Paraíba.

“Peço que o Cartaxo, que Romero, que João, que todos se unam pelo bem da Paraíba. Se unam em um só objetivo, fazer uma Paraíba melhor”, finalizou.

Veja vídeos:

1- Adriano Galdino promete implantar ponto eletrônico na Assembleia

2 – Adriano Galdino fala sobre apoio ao governador João Azevedo

3 – Adriano Galdino promete aproximar Assembleia das pessoas

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Felipe Nunes