Bastidores

MESA DIRETORA DA CÂMARA: três deputados paraibanos apoiam Arthur Lira, três manifestam voto em Baleia Rossi e maioria opta pelo silêncio

A maioria dos parlamentares que compõem a bancada federal paraibana mantém o silêncio quando o assunto é a disputa pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A eleição para a escolha do novo presidente da Casa ocorrerá em fevereiro, mas as articulações já estão em andamento. Dos 12 parlamentares paraibanos, pelo menos dois já declararam apoio a Arthur Lira (PL) e um manifestou voto em Baleia Rossi (MDB). 

A maioria dos parlamentares que compõe a bancada federal paraibana mantém o silêncio quando o assunto é a disputa pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A eleição para a escolha do novo presidente da Casa ocorrerá em fevereiro, mas as articulações já estão em andamento. Dos 12 parlamentares paraibanos, pelo menos três já declararam apoio a Arthur Lira (PP) e três manifestaram voto em Baleia Rossi (MDB).

Um dos principais articuladores de Arthur Lira é o deputado paraibano Wellington Roberto (PL). Em entrevistas recentes, ele deixou clara sua posição. “Estamos aqui para somar à sua candidatura e para que a Câmara dos Deputados futuramente venha a ter o lugar merecido”, destacou. Quem também manifestou apoio a Lira foi o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB). Ele participará do jantar com o parlamentar nesta quarta (13), em João Pessoa.

Líder do Republicanos na Câmara, Motta confirmou o voto em Lira na quarta-feira (13): “Nós do Republicamos, seguindo a decisão partidária e entendendo que o nosso país precisará de muita estabilidade para poder fazer a recuperação que tanto precisa”.

Do outro lado, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), que foi cotado para ser o candidato de Rodrigo Maia (DEM) na disputa, é um dos principais articuladores de Baleia Rossi. “E eu entendo que no projeto em que nós integramos, da defesa da democracia, da independência da Câmara dos Deputados e da liberdade no nosso país, eu decidi decidir abrir mão da nossa pré-candidatura para que, dando um passo atrás, o Brasil possa dar um passo à frente”, afirmou ao abdicar da candidatura.

O deputado federal Gervásio Maia (PSB) é outro que vai apoiar Rossi. Em entrevista ao programa 60 minutos, da Arapuan FM, ele mostrou-se otimista com a eleição. “Conseguimos formar o maior bloco, então já tivemos uma primeira vitória. Acredito que será uma eleição disputada, mas acredito na vitória de Baleia Rossi”, reforçou.

Efraim Filho (DEM) é o terceiro voto da Paraíba em Baleia Rossi. Líder do Democratas na Câmara, ele afirmou em entrevista ao Polêmica Paraíba que está com o candidato do MDB. Na conversa, Efraim disse ainda que seu partido também busca preservar a presidência do Senado, visando discutir pautas importantes para o próximo biênio: “Será importante nesse cenário de pós-pandemia, para a retomada econômica, a recuperação do país, dos empregos”.

O deputado Frei Anastácio também poderá apoiar Rossi, já que o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu oficialmente se juntar a outras siglas de esquerda e apoiar o emedebista na disputa. O petista, no entanto, ainda não externou seu posicionamento.

Demais parlamentares procurados pela reportagem evitaram falar sobre o tema. Eles pregam cautela e afirmaram que é ‘cedo demais’ para apresentar o voto na disputa pela Mesa da Câmara Federal. O jantar a ser realizado com Arthur Lira, nesta quarta-feira (13), no entanto, deve movimentar o tabuleiro na bancada federal paraibana.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba