investimentos

Mersinho Lucena se reúne com ministro da Pesca para discutir melhorias na produção de camarão no estado

O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) se reuniu com o ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, André de Paula, nesta quinta-feira (1), em João Pessoa. Durante o encontro, eles debateram o investimento do Governo Federal para melhorar a produção de camarão na Paraíba.

Foto: Assessoria

O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) se reuniu com o ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, André de Paula, nesta quinta-feira (1), em João Pessoa. Durante o encontro, eles debateram o investimento do Governo Federal para melhorar a produção de camarão na Paraíba.

O parlamentar participou de um almoço, que também contou com a presença do superintendente Federal da Pesca e Aquicultura da Paraíba, Pablo Gouveia, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo Vieira, a vereadora de Campina Grande, Eva Gouveia. Eles também visitaram a empresa Camar Camarao Maricultura Ltda, que fica no bairro de Mandacaru, na Capital.

Mersinho destacou o apoio solicitado ao ministro, durante a reunião, para a Associação dos Carcinicultores da Paraíba (ACPB), que fica no município de Itabaiana. O deputado garantiu uma emenda para melhorar a produção do camarão, incluindo também o levantamento das áreas potenciais do Estado. Ele conta com o apoio dos governos federal e estadual.

“O Ministério vai dar todo apoio, e eu me comprometi com a cooperativa de encaminhar um emenda para a construção da indústria. O Governo do Estado está no processo para fazer a doação do terreno e a minha emenda vai contemplar principalmente os pequenos produtores de camarões e peixes, que hoje têm que mandar toda a sua produção, que muitas vezes é adquirida por atravessadores, que faz com que o preço não seja justo, e encaminham para Pernambuco para que sejam beneficiados lá. Daí acontece que ficam os empregos e os impostos para o estado de Pernambuco”, explicou Mersinho.

O parlamentar também ressaltou que dialogou com o ministro André de Paula a retomada da exportação dos camarões brasileiros no mercado internacional, com a reabertura do mercado de camarão da União Europeia e, de forma mais imediata, do emergente mercado importador de camarão da China.

“Há 20 anos o Brasil chegou a exportar $225 milhões por ano. Já no ano passado, exportou somente $1,5 milhão. Então, a gente precisa retomar essa questão da exportação dos camarões com o apoio do Governo Federal, do Ministério da Pesca, para que possamos fomentar ainda mais essa produção no nosso estado, que é a terceira maior do Brasil e tem potencial para ser a primeira, devido a qualidade da água, pela questão do sol e a produção que hoje conseguimos entregar dentro dos nossos viveiros”, disse Mersinho.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba