Marina Silva retoma atividades para criação do novo partido 'Rede'

Mesmo filiada ao PSB, a ex-candidata a presidente participa de reunião da Rede dia 12 e 13, em Brasilia

marina silva

Os integrantes e simpatizantes da Rede Sustentabilidade, partido que a ex-ministra Marina Silva tenta criar, voltam a ganhar as ruas nos próximos dias para conseguir o restante das assinaturas necessárias ao registro na Justiça Eleitoral. Em Pernambuco, o esforço concentrado chega com mais força somente no início de 2015, passado o tempo das festas de fim de ano. Porta-voz e um dos coordenadores-gerais da sigla em Pernambuco, Roberto Leandro, diz que a expectativa é que o registro da Rede Sustentabilidade seja obtido até o final do primeiro trimestre do próximo ano.

Ontem, o deputado federal Beto Albuquerque – que na última eleição ocupou a vaga de vice-presidente na chapa encabeçada por Marina Silva –, disse que encara com naturalidade o desejo da ex-senadora (filiada ao PSB em 2013) de retomar o processo de criação da Rede Sustentabilidade. Marina participa dia 12 e 13 de dezembro, em Brasília, de uma reunião da Direção Nacional da Rede para fazer um balanço das eleições e elaborar um cronograma de ação.

No ano passado, o partido não conseguiu o registro junto à Justiça Eleitoral. De olho na eleição deste ano, muitos simpatizantes e militantes da Rede se filiaram a vários partidos, como PV e PSB, para sair candidatos. De acordo com Roberto Leandro, a Nacional da Rede baixou uma resolução que orienta os militantes filiados a outros partidos a só se desfiliarem após a Rede obter o registro oficial. “Essa orientação deve ser referendada nessa reunião em Brasília”, disse. Os militantes da Rede tem o objetivo de colher cerca de 100 mil assinaturas para dar margem de segurança. Para o registro, é preciso 32 mil assinaturas certificadas.

com Jornal do Comércio