Cinelândia

MANIFESTANTES E POLICIAIS SE ENFRENTAM NO CENTRO DO RIO - VEJA VÍDEOS

Um grupo de manifestantes enfrenta neste momento a Polícia Militar (PM) no Centro do Rio, onde um protesto pacífico está marcado na Cinelândia como parte da greve geral convocada hoje pelas centrais sindicais. Uma barricada foi montada na Rua Primeiro de Março, na altura da Rua do Ouvidor, pelos manifestantes, bloqueando a via completamente.

https://www.youtube.com/watch?v=KxVTSzFKHhk
RIO – Um grupo de manifestantes enfrenta neste momento a Polícia Militar (PM) no Centro do Rio, onde um protesto pacífico está marcado na Cinelândia como parte da greve geral convocada hoje pelas centrais sindicais. Uma barricada foi montada na Rua Primeiro de Março, na altura da Rua do Ouvidor, pelos manifestantes, bloqueando a via completamente.

Há registro ainda de correria de manifestantes, que se dispersam, nas esquinas da avenidas Rio Branco e Presidente Vargas.

A maior parte dos manifestantes que se dirigiam ao protesto da Cinelândia, porém, está se dispersando.

Há pouco, manifestantes atearam fogo em móveis e cadeiras de escritório e em tapumes na Primeiro de Março. Nas redondezas, e na Praça Quinze, onde também houve confronto, há outros focos de incêndio. Homens do Batalhão de Choque estão descendo, em veículos blindados, a via, utilizando mangueiras para apagar os incêndios.
O pequeno grupo de manifestantes chegou à frente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e rapidamente promoveu atos de baderna. Tapumes foram arrancados de agências bancárias e lojas – que reforçaram medidas de segurança devido à greve geral – e transformados em fogueiras, inclusive em ruas laterais, como a da Assembleia. Placas e hastes de sinalização foram arrancadas e lixeiras, destruídas.

Para controlar o grupo, do qual os manifestantes pacíficos se afastaram rapidamente, em direção à Cinelândia, a PM usou bombas de gás e balas de borracha. Um reforço de policiais acaba de chegar à região do Centro.

Homens da Força Nacional de Segurança ocupam as escadarias do Palácio Tiradentes, onde funciona a Alerj. Às 17h, a maioria dos manifestantes já havia deixado a Primeiro de Março, rumo à Avenida Rio Branco.

ATO NA CINELÂNDIA

Todos os grupos que protestam contra as reformas em diferentes pontos do Centro do Rio se encontrarão na Cinelândia, onde está previsto, a partir das 18h, o ato principal contra as reformas após o dia de greve.

Assim como os manifestantes, há dezenas de policiais descendo a Avenida Rio Branco e vindo de outros pontos do Centro em direção à praça. A tropa de choque da PM se dirige para a Cinelândia, porém, continua lançando bombas de gás lacrimogêneo em direção aos manifestantes.
Milhares de pessoas estão concentradas na Cinelândia e a todo momento os manifestantes que estão no palco montado na praça pedem que os policiais respeitem o direito às manifestações

Estavam previstos shows no comício, mas até agora não houve apresentações artísticas.

A tentativa da PM de dispersar os manifestantes começou na Alerj e seguiu desde lá até a Cinelândia, com o lançamento de bombas.

 

Fonte: OGLOBO