Eleições

MAIS QUERIDOS: Conheça os Vereadores com mais mandatos seguidos nas maiores cidades da Paraíba

As eleições municipais de 2024 estão se aproximando e às principais disputas serão para conhecermos os gestores das 223 Prefeituras das Paraíba.

Arte: Marcelo Jr

As eleições municipais de 2024 estão se aproximando e às principais disputas serão para conhecermos os gestores das 223 Prefeituras das Paraíba.

Não menos importante, teremos a renovação das Câmaras Municipais por todo estado e tal qual como Deputados e Senadores, os Vereadores podem se reeleger indefinitivamente.

A cada eleição, um bom número de novos parlamentares remexe a configuração das cidades. Mas, existem alguns políticos que continuam nos cargos durante muitos mandatos, criando verdadeiras dinastias que se sustentam por mais de 30 anos.

Nessa matéria nós iremos mostrar a vida pública de oito Vereadores que tem pelo menos 25 anos de mandato nas maiores cidades da Paraíba.

Foto: Durval Ferreira

Durval Ferreira foi eleito Vereador pela primeira vez em 1988, na época filiado ao PL. Mas essa não foi sua primeira eleição, pois ele tentou ser Senador em 1986, ficando em sexto lugar com um pouco mais de 33 mil votos.

Ferreira também disputou às eleições de 1990, dessa vez pleiteando uma vaga na Assembleia, ficando na suplência do PDS. Durante esses 9 mandatos, o Vereador também passou por PFL, PDT, PTB, PP e de volta ao PL em 2020.

Durval teve sua melhor votação em 2016, sendo o segundo candidato mais votada, quando atingiu exatos 7 mil votos, também foi presidente da Câmara Municipal de João Pessoa por 10 anos e durante a sua administração houve a criação da Rádio Câmara FM e a abertura do canal da TV Câmara JP para toda a população.

Foto: Pimentel Filho

Pimentel Filho é filho do também Vereador Antônio Alves Pimentel que teve história igualmente marcante na Rainha da Borborema, falecendo no cargo após cinco mandatos na Câmara Municipal. Após a morte do seu pai, Pimentel disputou sua primeira eleição em 1988, trazendo de volta a política o nome da família, ao atingir 1568 votos, filiado ao PDS.

O Vereador também tentou outros cargos nesses 35 anos. Disputou uma vaga para Assembleia em 2006 e 2022 e uma das 12 cadeiras paraibanas em Brasília, no ano de 2018, ficando na suplência nas três ocasiões.

A sua melhor votação foi em 2008, quando teve 3.718 votos. Nas eleições de 2020, Pimentel ficou na primeira suplência, mas com a ida do Sargento Neto para a Assembleia, assumiu o mandado em definitivo pela nona vez.

Foto: Aldeone Abrantes

Aldeone Abrantes é mais conhecido pelo público paraibano por ser o Presidente do Sousa Esporte Clube, um dos maiores e mais vitoriosos clubes do estado. Mandatário de opinião forte e muitas vezes controversa, Aldeone é uma das figuras folclóricas do nosso futebol.

O que muitos não sabem, é a carreira política duradoura que Abrantes tem em sua cidade. Sua primeira vitória foi em 1976, com apenas 21 anos, na época filiado ao MDB.

Em 1982, teve sua única derrota ao ficar na suplência do PDS e a partir de 1988 não saiu mais da Câmara Municipal da terra dos dinossauros, passando por PFL, PL e PTB no qual está desde 2004. Sua melhor performance foi em 2008, quando foi o sétimo mais votado, ao atingir 1290 votos.

Foto: Léa Silva / Diário do Sertão

Léa Silva é a única mulher em nossa lista. A professora e diretora da biblioteca municipal, foi incentivada por membros da imprensa local para se candidatar a vereadora, se filiando ao antigo PFL , vencendo sua primeira eleição em 1988.

A Vereadora tem sua carreira política atrelada a família do Senador Efraim Filho, ficando quase que a totalidade dos 35 anos de parlamentar no hoje União Brasil, que já foi anteriormente chamado de DEM e PFL. A sua única eleição fora do partido foi a de 2020, quando esteve filiada ao Cidadania.

Léa foi chefe da casa civil no governo Ricardo Coutinho e teve sua melhor votação no pleito de 2008, quando obteve 1862 votos. O nome da Vereadora é bastante cotado para concorrer a Prefeitura de Cajazeiras em 2024 pela oposição, que pode dar fim a sequência de 9 mandatos na Câmara Municipal.

Foto: Nelson da Una

Nelson Costa, mais conhecido na política como Nelson da Una, é o recordista de mandatos consecutivos dessa matéria. São 10 mandatos em Pedras de Fogo, que remetem às eleições de 1982, quando Nelson foi o terceiro mais votado.

O Vereador foi filiado por muito tempo ao MDB, mas já passou por PSDB, PRB e Republicanos no qual foi eleito em 2020. Sua votação mais expressiva foi em 2008, quando teve 809 votos, mas sua melhor colocação foi nas eleições de 1988, ao ser o Vereador mais votado do município.

 

Foto: Edno Dantas

Edno Dantas está no seu oitavo mandato como Vereador na cidade de Pombal. Sua primeira eleição foi em 1992, quando foi o quinto mais votado, ao ter 619 votos na época filiado ao MDB.

O Vereador foi filiado a vários partidos durante sua jornada, PTB, PR, PSDB, PSL e PL. Sua votação mais expressiva foram nas últimas eleições em 2020, quando foi o segundo colocado com 1.149 votos.

Foto: Milton Lino

Milton Lucena da Nóbrega, mais conhecido por Milton Lino, é o único Vereador em nossa matéria, a nunca trocar de partido em mais de 30 anos de vida pública.

Em todas às nove eleições a qual disputou, Milton esteve na legenda que hoje se denomina União Brasil, mas que já teve os nomes de DEM e PFL.

A sua melhor votação foi no ano de 2004, quando foi o terceiro candidato mais votado em Santa Luzia, ao obter 659 votos.

Foto: Gentil Barreto

Gentil Barreto, mais conhecido na política paraibana como Dr. Gentil, é o Vereador com menos tempo de mandato na nossa matéria.

Eleito pela primeira vez em 1996, Gentil ficou boa parte de sua vida pública filiado ao PSDB, mas nas duas últimas eleições passou por PSL e Cidadania.

O seu melhor resultado em Catolé do Rocha, foi no ano de 2012, quando foi o segundo Vereador mais votado ao atingir 1.198 votos e é o atual Presidente da Câmara Municipal para o biênio 2023/24.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba