"País é maior que o presidente"

Lula vai à Europa para articular alianças e se contrapor a Bolsonaro

Viagem está programada para durar dez dias e Lula passará por quatro países

Numa turnê que prevê o encontro com alguns dos principais líderes de países europeus, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer reforçar a ideia de que o “Brasil não é Bolsonaro” e que o país é “maior” que o atual presidente no poder. A coluna de Jamil Chade, do UOL, apurou com exclusividade que a viagem está programada para durar dez dias. Lula passará por quatro países.

A primeira etapa será na Alemanha, onde o ex-presidente se encontrará com sindicalistas e com o SPD, partido de centro-esquerda que ganhou as últimas eleições do país e conduz as alianças para formação de um novo governo. Lula se encontra com políticos como Martin Schulz, que visitou o ex-presidente quando esteve na prisão. O brasileiro também será recebido pelo sindicato alemão dos metalúrgicos, o IG Metall, um dos mais poderosos da Europa.

O ex-presidente ainda viajará para a Bélgica, onde irá se encontrar com o bloco social-democrata do Parlamento Europeu. O Legislativo tem sido um dos principais focos de resistência contra uma aproximação ao governo de Jair Bolsonaro.

Na França, Lula encontrará com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, candidata à presidência em seu país. Ele ainda fará uma conferência na Science Po para marcar os 10 anos da data do primeiro latino-americano a receber o título Honoris Causa na faculdade francesa.

A turnê europeia terminará na Espanha, onde Lula se encontrará com as lideranças do Partido Socialista, que governa o país. O ex-presidente ainda estará com representantes das duas principais centrais sindicais do país, e participará de um debate com empresários.

Fonte: Jamil Chade – UOL
Créditos: Polêmica Paraíba