A plataforma “Nova Paraíba”

LUCÉLIO, O (PRÉ) CANDIDATO COLABORATIVO: No conceitual representa a essência da gestão do seu irmão - Por Rômulo Oliveira

Em síntese, o pré-candidato alinha o contato físico (analógico) com a colaboração digital através da sua plataforma Nova Paraíba, que vem a ser uma ótima iniciativa para quem quer colaborar com uma ideia inovadora ou melhorar algo que já existe no nosso estado.

LUCÉLIO, O (PRÉ) CANDIDATO COLABORATIVO.
Por Rômulo Oliveira

Na última terça-feira, acessei pela primeira vez o site do pré-candidato ao governo estadual pelo Partido Verde Lucélio Cartaxo. A plataforma “Nova Paraíba” é um espaço colaborativo aberto para que os eleitores ofereçam sugestões, propostas e ações para seu plano de governo.

Em tempos de comportamento em rede e hiperconectividade, os Verdes quebram um padrão clássico das campanhas, que é limitar a criação do programa eleitoral aos acertos políticos e aos encontros com categorias sociais impondo soluções de gabinete, passando a interagir diretamente com as ideias da população neste processo construção.

Estudos mais atuais sobre tipos de liderança apontam que aquele perfil abusivo e autoritário – quase sempre escondido atrás do discurso da experiência -, está dando espaço a um novo perfil de líder: o inovador e aberto a outras opiniões. Logo, a colaboratividade passa a ser um ativo valioso quando se quer alcançar engajamento das pessoas para algum projeto. Neste ponto Lucélio parte na frente dos outros.

Do ponto de vista conceitual, sua candidatura representa a essência da gestão do seu irmão na cidade de João Pessoa.

Diálogo, criatividade e foco em resultados formam os pilares do modelo de gestão escolhido pelo prefeito Luciano Cartaxo que acabou elevando a cidade à condição de Criativa (reconhecida pela UNESCO) e Sustentável… esta última com a chancela e mais de 100 milhões de dólares em recursos do BID.

A ideia de unir criatividade e gestão de resultados tem dado a Cartaxo a oportunidade de alcançar números expressivos em áreas como educação, habitação, saúde, microcrédito orientado, cultura e infraestrutura. Condição que lhe põe à frente de seus antecessores.

Lucélio aponta na mesma direção, a começar pelo modelo de construção de campanha que tem apresentado. A proposta que inaugura a plataforma é do próprio pré-candidato, sugerindo a transformação da Granja Santana em Parque Jardim e no Museu da Inovação, abrindo o espaço para povo e estimulando iniciativas inovadoras, pondo fim na gastança milionária do atual governo.
Nesta quarta, 20, em passagem por uma a Feira de Artesanato na cidade de Pirpirituba no Brejo paraibano, Lucélio reafirmou essa disposição ao defender a economia criativa como solução estratégica de desenvolvimento para a região e para o estado.

Em síntese, o pré-candidato alinha o contato físico (analógico) com a colaboração digital através da sua plataforma Nova Paraíba, que vem a ser uma ótima iniciativa para quem quer colaborar com uma ideia inovadora ou melhorar algo que já existe no nosso estado.

Como todos sabem do meu interesse pelo debate sobre a economia criativa, não hesitei em deixar uma sugestão para o tema na minha incursão pela plataforma: a criação de um plano estadual voltado para o setor, integrando turismo, cultura, tecnologia e artesanato. Avalio que em um estado culturalmente rico como o nosso, uma das prioridades do novo governo deve pautar o seu desenvolvimento também por este viés.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Rômulo Oliveira