Folha de S. Paulo

Levantamento mostra que João Azevêdo tem 83,1% de chances de vitória no segundo turno; veja números na íntegra

A probabilidade do governador João Azevêdo (PSB) ser reeleito no próximo dia 30 é de 83,1%, segundo um levantamento realizado e divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo na última quinta-feira (13). Naturalmente, Pedro Cunha Lima (PSDB) tem 16,9% de chances de virada na disputa.

Os cientistas políticos George Avelino, Guilherme Russo e Jairo Pimentel Junior, do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP elaboraram uma fórmula onde foi possível prever qual será o resultado dos estados onde as eleições para governador foram para o segundo turno.

Pela fórmula, todos os candidatos que terminaram o primeiro turno na frente têm maior chance de serem eleitos. Eles levam em conta o percentual de votos válidos recebidos pelo primeiro lugar no primeiro turno e a diferença em relação ao segundo colocado. Assim, os cientistas políticos conseguem chegar às previsões.

Com relação ao pleito da Paraíba, João, que teve 39,7% dos votos válidos no primeiro turno, tem 83,1% de chance de vitória no segundo turno. Pedro, que obteve 23,9% dos votos válidos no último dia 2, tem 16,9% de chances de virar o placar e ser eleito governador da Paraíba.

Cenário nacional

Utilizando a mesma fórmula para o cenário presidencial, os cientistas apontam uma probabilidade de 76,7% de o ex-presidente Lula (PT) ser eleito no segundo turno, contra 23,3% de chance de virada de Bolsonaro (PL).

Clique aqui e confira todos os prognósticos realizados pelo jornal Folha de S. Paulo, em todos os estados onde haverá segundo turno.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba