Judicialização

Justiça aponta 'interesses sociais' e suspende urgência na votação da reforma da Previdência na ALPB; LEIA DECISÃO

A Justiça paraibana determinou que a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se abstenha de votar, em caráter de urgência, a votação do Projeto de Lei Complementar que reforma a Previdência Paraíba (PBPrev). A decisão é do juiz  convocado Onaldo Queiroga, que acatou um mandado de segurança impetrado pelo líder da oposição, Raniery Paulino (MDB). 

Apontando interesses sociais envolvidos na discussão, a Justiça paraibana determinou que a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se abstenha de votar, em caráter de urgência, o Projeto de Lei Complementar (PLC) que reforma a Previdência Paraíba (PBPrev). A decisão é do juiz  convocado Onaldo Queiroga, que acatou um mandado de segurança impetrado pelo líder da oposição, Raniery Paulino (MDB). Com isso, a votação que estava prevista para esta quinta-feira (12), conforme havia anunciado o presidente da Casa, Adriano Galdino, está suspensa.

O juiz concordou com o argumento apresentado por Raniery Paulino, que alegou não haver justificativa para o caráter de ‘urgência urgentíssima’ para a votação. O deputado também alegou que o legislativo não respeitou os prazos para apresentação de emendas parlamentares ao projeto do Executivo.

Na decisão, Onaldo Queiroga lembrou que o governador João Azevêdo não pediu caráter de urgência ao enviar o projeto para a Assembleia. “O próprio governador quando procedeu com o encaminhamento do projeto, em nenhum momento destacou o caráter de urgência na tramitação. Então, qual o motivo que embasa essa condução para um encaminhamento, repentino, não de urgência, mas, agora, de urgência urgentíssima?”, questionou.

Além de apontar desrespeito à tramitação correta do projeto, a decisão liminar  pede que haja ‘equidistância’ entre os os assuntos administrativos e os interesses sociais envolvidos no projeto de lei complementar. Da decisão, cabe recurso. Leia abaixo.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba