Agenda

João Azevêdo recebe ministra Luciana Santos e garante investimentos na ampliação da rede de fibra óptica e no projeto Bingo

Foto: Divulgação

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quarta-feira (1), em João Pessoa, a visita da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, ocasião em que assegurou investimentos no segmento, dentre eles, a ampliação da rede de fibra óptica nos municípios do estado e a implantação do radiotelescópio Bingo, em Aguiar, no Sertão.

A ministra também apresentou ao gestor os investimentos que serão realizados no Parque Tecnológico de Campina Grande e destacou as ações promovidas pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa) para a pesquisa e inovação tecnológica e social na região.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual agradeceu a parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que fortalecerá a pesquisa no estado. “Tivemos uma agenda extremamente importante para a Ciência e Tecnologia em que discutimos pautas extremamente relevantes de investimentos no Parque Tecnológico de Campina Grande, no projeto Bingo, que colocará a Paraíba na ponta da pesquisa espacial, na expansão da rede de fibra óptica, que promoverá a inclusão digital, e vamos continuar esse trabalho pelo desenvolvimento da Paraíba, do Nordeste e do Brasil”, sustentou.

Ele também evidenciou que o projeto Bingo, que será instalado em Aguiar, irá permitir a criação de uma nova rota de turismo no interior da Paraíba, com a criação de um museu de Arqueologia, em Cajazeiras, e o aumento da visitação no Vale dos Dinossauros, em Sousa.

A ministra Luciana Santos destacou que as ações desenvolvidas na Paraíba na Ciência e Tecnologia serão fundamentais para a produção  e inovação científica do país. “Estamos trazendo boas notícias com o projeto Bingo pela sua importância na área espacial, para a formação de estudantes em tecnologias complexas e avançadas, para o Parque Tecnológico de Campina Grande, um dos grandes instrumentos da Ciência e Tecnologia porque dialoga com o setor produtivo, e para a infovia, que garantirá dois mil quilômetros de fibra óptica e conectividade para 23 municípios com investimentos de R$ 6 milhões até 2026”, pontuou.

A senadora Daniella Ribeiro; o deputado estadual Inácio Falcão; a diretora do Cemaden, Regina Alvalá; os coordenadores do projeto Bingo, Élcio Abdalla e Amílcar Queiroz; Cláudio Furtado (secretário de estado da Ciência e Tecnologia); Elis Regina (secretária executiva de Inovação); Rubens Freire (secretário executivo da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior); Gregória Benário (presidente da  Junta Comercial do Estado da Paraíba – Jucep); e Percival Henriques (presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital e conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.BR) participaram da reunião.

Veja mais fotos da agenda:

Fonte: Polêmica Paraíba com Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba com Assessoria