Homenagem

Jeová entrega medalha Ednaldo do Egypto ao ator paraibano José Ricardo Lacerda, em Cajazeiras

O ator paraibano José Ricardo Lacerda, artisticamente conhecido pelo personagem ‘Maria Calado’ foi homenageado pela Assembleia Legislativa da Paraíba, na noite desta sexta-feira (19), com a outorga da Medalha Ednaldo do Egypto A solenidade de entrega da comenda aconteceu na Câmara Municipal de Cajazeiras, durante Sessão Solene em alusão a Semana da Cultura e que também homenageou outros profissionais e personalidades com a medalha ‘Deusdete Leitão’. A propositura de homenagear o ator foi do Deputado Estadual Jeová Campos (PT), subscrita por outros 21 deputados.

Na justificativa do Projeto de Resolução 390/2022, o parlamentar destaca a consolidada carreira do ator, que também é radialista, apresentador de TV, comediante e militante de movimentos sociais, como sendo relevante em todas as áreas que atua.

“O homenageado é digno e merecedor desta medalha, pois honra, com  muita maestria, todas as funções que exerce, além de enaltecer a cultura paraibana onde quer que atue”, destaca Jeová.

Em seu discurso de agradecimento, o ator José Ricardo, lembrou que sempre disse que se quisessem homenageá-lo o fizessem em vida. “Depois de morto não adianta nada”, brincou ele, que agradeceu ao irmão Jucinério Félix, seu fiel companheiro, que sempre está com ele em suas incursões como ator há mais de 30 anos.

José Ricardo lembrou a superação de dificuldades, brincou pelo fato de ter conquistado uma vida mais tranquila, enalteceu companheiros de palco, destacou sua felicidade e emoção pelas homenagens, uma da ALPB e outra da Câmara Municipal de Cajazeiras e brincou com situações vividas por ele por causa de sua personagem ‘Maria Calado’.

O deputado, que fez a entrega da comenda ao homenageado, destacou em seu discurso que estava muito feliz em poder participar da solenidade que estava homenageando pessoas da terra. Natural do sítio Poço Vermelho, município de São José de Piranhas, Jeová lembrou da emoção ao receber da Câmara de Cajazeiras o título de Cidadão Cajazeirense e falou da importância de iniciativas assim.

“Uma das grandes honrarias de minha vida foi receber esse Título de Cidadão Cajazeirense, porque aqui morei, construí minha vida, mas eu não tinha a naturalidade. A homenagem coletiva de uma Câmara é muito representativa”, disse Jeová.

Dirigindo-se ao ator José Ricardo, ele foi além: “Essa homenagem da ALPB é pequena diante de seu talento, você é um artista maior, muito maior que imaginas, do que dimensiona. A concessão desta medalha homenageia um artista, o homem que assume sua identidade sexual de cabeça erguida, o cidadão que é grande por ser humano”, reiterou Jeová, lembrando que o Brasil vive momentos difíceis que precisa resgatar o sentimento de respeito com o outro, de quem pensa diferente.

“O pensamento não pode ser único, monolítico. Precisamos resgatar a capacidade de conviver pacificamente e respeitosamente com o nosso semelhante”, destacou Jeová, lembrando de um episódio de gratidão que ele tem com o radialista Antônio Malvino, um dos homenageados da noite. Antes de se ausentar da solenidade para compromissos de campanha, já que é primeiro suplente na chapa majoritária do candidato ao Senado, Ricardo Coutinho, Jeová convidou a todos para realizarem uma oração na intenção do fotografo Cavalcanti que está em tratamento contra um câncer.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba