Investigação

Inquérito da PF aponta possível 'rachadinha', dinheiro do exterior e uso de verba federal em atos antidemocráticos

A Polícia Federal (PF) indicou pelo menos mais seis linhas de investigação no relatório parcial do inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos no país em 2020.

As investigações dos atos antidemocráticos apuram o financiamento e a organização de manifestações realizadas em abril do ano passado. A PF pediu novas diligências à Procuradoria-Geral da República (PGR) em janeiro mas, cinco meses depois, a PGR pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do caso, sem fazer diligências adicionais.

O relator do caso no STF, ministro Alexandre de Moraes, enviou esse relatório parcial da PF à PGR em 4 de janeiro. A PGR só se manifestou nesta semana, com o pedido de arquivamento do inquérito.

As manifestações levantaram causas inconstitucionais, como ataques ao Congresso Nacional e ao STF e apologia ao AI-5, considerado o ato mais repressor da ditadura militar no Brasil.

A TV Globo teve acesso ao relatório parcial da PF, enviado à PGR no início do ano. No documento, a corporação diz ter encontrado indícios de que apoiadores e parlamentares bolsonaristas discutiram ações para a propagação de discursos de ódio e a favor do rompimento institucional.

Ao longo do relatório, a Polícia Federal indica uma série de linhas para o aprofundamento das investigações. Essas sugestões incluem:

– Apurar uma suposta articulação para evitar que um sócio do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos fosse chamado para depor à CPI das Fake News;

– Apurar valores repassados por servidores públicos ao blogueiro Allan dos Santos, incluindo uma funcionária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);

– Conferir se houve direcionamento de verbas do governo federal para sites e canais bolsonaristas;

– Investigar repasses a uma empresa de tecnologista ligada à publicidade do Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentou fundar, e que também prestou serviço para parlamentares governistas;

– Investigar a existência de um braço estrangeiro de financiamento dos atos antidemocráticos, contando com um acordo de cooperação internacional com o Canadá; e

– Aprofundar investigações sobre uma possível “rachadinha” em gabinetes de deputados governistas na Câmara dos Deputados, com o redirecionamento das verbas para o financiamento dos atos antidemocráticos.

Clique aqui e confira o detalhe de cada uma das linhas de investigação apuradas pela TV Globo.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba