Investigação

Influenciador preso pela PF na Paraíba foi um dos primeiros ao usar o termo 'Festa da Selma' sobre 8 de janeiro; veja prints

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O influenciador bolsonarista Rodrigo Lima, preso na Paraíba pela Polícia Federal (PF) no âmbito de uma nova fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta quinta-feira (17), foi um dos primeiros a usar o termo “Festa da Selma” para se referir aos atos do dia 8 de janeiro.

Ex-secretário de comunicação de Bayeux, Rodrigo administrava um grupo no Telegram, além de listas de transmissões voltadas aos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na semana anterior ao 8 de janeiro, Rodrigo fez uma série de publicações nas redes sociais se referindo a uma “Festa da Selma” que aconteceria em breve. Segundo o relatório “Democracia Digital”, elaborado pelo Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA e o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFSC, com apoio do InternetLab e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicado em fevereiro, Rodrigo teria sido a primeira pessoa a usar o termo “Festa da Selma” para incitar os atos.

Segundo esse levantamento, a expressão “Festa da Selma” foi citada 176 em aproximadamente 1.500 grupos e canais abertos. No dia 4 de janeiro, ele fez uma postagem em vídeo para um grupo com 13 mil inscritos usando a expressão.

Segundo a Polícia Federal, o termo usado era um codinome dos seguidores de Bolsonaro para se referir aos atos terroristas, que falavam também em “guerra”, “derrubar governo”, e “invasão”.

Veja as postagens:

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba