Entrevista

Hugo Motta confirma voo comercial para Patos, fala sobre eleições 2022 e defende aplicação de voto impresso: "Se for necessário para evitar um problema"

O novo voo comercial anunciado pelo governador João Azevêdo (Cidadania) neste fim de semana na Paraíba terá como destino a cidade sertaneja de Patos. A confirmação é do deputado federal Hugo Motta (Republicanos), durante entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta segunda-feira (31). O parlamentar falou ainda sobre eleições de 2022 a nível local e nacional, sobre a polêmica do voto impresso e acerca do seu nome para assumir a coordenação da bancada federal da Paraíba.

“Nós temos trabalhado esse voo desde alguns anos. Há uns quatro ou cinco anos nós levamos a equipe da Azul Linhas Aéreas para Patos […]. É a consolidação de um trabalho nosso em Brasília que chega para aproximar, não só Patos, mas todo o Sertão da Paraíba das principais cidades do país e do mundo”, confirmou.

Coordenação da bancada federal

Hugo disse que já tem conversado com o governador João Azevêdo (Cidadania) sobre a definição de um novo coordenador da bancada federal paraibana, agradeceu pelo fato de ser lembrado para ocupar o posto e se colocou à disposição, caso, de fato, venha a ser escolhido. Motta é o principal cotado para assumir o posto, hoje ocupado pelo deputado Efraim Filho (DEM).

“O primeiro critério para você coordenar uma bancada é você ter uma boa relação com todo mundo […]. Nós vamos tratar essa questão da coordenação com o início das tratativas do orçamento de 2022. Conversei com o governador João Azevêdo, com alguns amigos e integrantes da bancada, porque não é necessário uma candidatura para isso. A gente sempre tem resolvido isso por consenso”, explicou.

Eleições 2022

Questionado sobre os nomes que se apresentam hoje como pré-candidatos à única vaga do Senado pela Paraíba em 2022, polarizada entre os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP) e Efraim Filho (DEM), Motta disse que já conversou com os dois sobre o tema, mas que, apesar de “natural”, considera precipitada essa articulação durante o atual momento de pandemia.

“O foco no momento deve ser a união da bancada, para que a gente ajude o governador João Azevêdo, os prefeitos, o próprio secretário estadual de Saúde, a superar essa pandemia que tem infelizmente, feito muitas vítimas no nosso Estado. Então a antecipação, na minha avaliação, não é boa. Mas, como nós respiramos política, é natural que esses assuntos sejam tratados”, explicou.

Na sua avaliação, os dois estão articulando suas candidaturas de maneiras distintas, com Efraim tendo diálogo direto com prefeitos paraibanos, e Aguinaldo em conversas com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) e com o governador João Azevêdo.

Já sobre as eleições presidenciais, Hugo Motta avalia que é difícil que haja uma terceira via nas eleições presidenciais, uma vez que, na sua visão, tanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como o ex-presidente Lula (PT) têm consigo uma grande quantidade de votos consolidados, mas ao mesmo tempo, grande rejeições. Para o parlamentar, em um possível segundo turno entre ambos, o eleitor irá votar não somente por opção, mas também por exclusão.

Para ele, Bolsonaro vive hoje seu pior momento, principalmente pelo agravamento da pandemia do novo coronavírus, enquanto Lula vive seu melhor momento, após a anulação de suas ações na Justiça.

Voto impresso

Tema que está na pauta nacional, por conta do presidente Bolsonaro, o parlamentar paraibano disse não ver motivos para a aplicação do voto impresso no Brasil, mas que a aplicação da funcionalidade seria útil para que a “eleição não seja colocada sob suspeita”.

“Vejo que as vezes nós temos que fazer e tomar algumas decisões para que a eleição não seja colocada sob suspeita […]. Se necessário for para evitar que tenhamos um problema, e para reafirmar a democracia, a vontade popular, fazer o voto impresso, também não tenho problema. Agora, repito: eu confio 100% na urna eletrônica”, disse.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba