Operação Ptolomeu

Governador do Acre é alvo de operação da Polícia Federal; secretários e assessores são afastados dos cargos

A Polícia Federal no estado do Acre deflagrou, nesta quinta-feira (16), a Operação “Ptolomeu”, para desarticular uma suposta organização criminosa que atuava no governo estadual. Entre os alvos da operação está o atual governador acreano, Gladson Cameli (PP).

Estão sendo cumpridos, ao todo, 41 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão, entre os estados do Acre, Amazonas e Distrito Federal. O apartamento do governador, seu escritório, o Palácio Rio Branco e a Casa Civil são alguns dos locais onde as buscas estão sendo realizadas.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), que autorizou a operação, determinou o afastamento do secretário estadual da Indústria, Ciência e Tecnologia, Chefe de gabinete do governador, assessor do escritório do governo do Acre em Brasília e chefe de segurança do governador de suas funções.

Segundo a investigação da PF do Acre, o grupo, formado por empresários e por agentes públicos ligados à gestão estadual, aparelhou a estrutura do governo para cometer crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, desviando recursos públicos e ocultando a destinação dos valores. Não foram especificados quais são as suspeitas que recaem sobre o governador.

Durante a investigação, foram identificadas diversas transações financeiras suspeitas em contas correntes, pagamentos de boletos de cartão de crédito, transações de imóveis de alto valor e aquisições de veículos de luxo por valores mais baixos do que os de mercado.

Em nota, o governo do Estado do Acre disse que se coloca à disposição para colaborar com as investigações.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba