ato golpista

Gilmar Mendes vê responsabilidade de Bolsonaro nos atos de bolsonaristas terroristas em Brasília

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), possui responsabilidade nos atos de invasão e depredação feitas por bolsonaristas extremistas em Brasília no último domingo (08). Segundo o ministro, o fato de Bolsonaro não ter desestimulado os manifestantes acarretaram nas cenas de depredação dos edifícios-sede dos Três Poderes.

Mendes acrescentou que as autoridades vão investigar a fundo as eventuais responsabilidades jurídicas dos envolvidos nos atos. “As autoridades da investigação vão se debruçar sobre isso e vão tirar as suas conclusões. Certamente haverá mensagens, certamente quebras de sigilo, tem uma série de comunicações e acho que as investigações vão prosseguir em busca de responsáveis”.

Ao ser questionado sobre a parcela de culpa de Bolsonaro nos atos, o ministro disse que sente “que quem tem responsabilidade política, quem tem liderança, deve atuar para não estimular a violência”.

O ex-presidente está fora do país, em Miami, desde o dia 30 de dezembro, um dia antes de terminar o mandado. Um dia depois da partida, Bolsonaro fez uma publicação no Twitter em que dizia que as manifestações e depredações “fogem à regra”, além de refutar as acusações de insuflar as manifestações, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria feito.

Na publicação, Bolsonaro reforçou que manifestações fazem parte do jogo democrático, mas acrescentou que “depredações e invasões de prédios públicos, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra”.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: IG