Apoio

GEOGRAFIA DA BANCADA FEDERAL: Saiba onde ficam as bases eleitorais dos deputados federais e senadores da Paraíba

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

Em continuação à matéria do Polêmica Paraíba onde foram identificados os redutos eleitorais dos deputados estaduais novatos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), desta vez serão apresentadas onde ficam as bases eleitorais de todos os integrantes da bancada federal paraibana, ou seja, os 12 deputados federais e três senadores que têm mandato em exercício desde a última quarta-feira (1º).

Vale destacar que todos esses parlamentares têm, naturalmente, representatividade em todo o estado, mas não há como negar, nem mesmo por eles, que seu berço de nascença ou político ganham uma atenção especial.

Pensando nisso, veja a seguir onde nasceram os deputados federais e senadores e qual cidade ou região eles representam.

Deputados federais

Aguinaldo Ribeiro (PP)

Nascido em Campina Grande, Aguinaldo é membro de uma família tradicional na política campinense e também paraibana. Naturalmente, o seu maior reduto político é na Rainha da Borborema.

Cabo Gilberto Silva (PL)

Cabo Gilberto irá exercer o seu primeiro mandato como deputado federal. Ele é natural de Santa Rita, tendo bastante participação na Região Metropolitana de João Pessoa quando deputado estadual.

Damião Feliciano (União)

Damião Feliciano e sua família também é bastante ligada a Campina Grande, tendo bastante participação na saúde da cidade com investimentos privados. Nascido na cidade, Damião já se candidatou a prefeito, sendo derrotado. Depois disso, foi eleito deputado federal por diversas vezes.

Gervásio Maia (PT)

Natural da cidade de São Paulo, a família de Gervásio Maia tem grande tradição na política paraibana. Filho do ex-deputado estadual Gervásio Bonavides Mariz Maia e neto do ex-governador da Paraíba João Agripino Filho, a família de Gervásio tem raízes em Catolé do Rocha, no Sertão paraibano.

Hugo Motta (Republicanos)

Integrante de outra família tradicional da política paraibana, Hugo Motta é natural de João Pessoa, mas sua família tem a sua base política em Patos, também no Sertão. Ele tem batalhado por melhorias na cidade e região.

Luiz Couto (PT)

Luiz Couto é nascido em Soledade, no Curimataú, mas iniciou sua carreira política quando já era residente de João Pessoa, em 1994, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez.

Mersinho Lucena (PP)

Mersinho Lucena nasceu em João Pessoa, filho do atual prefeito da capital Cícero Lucena. Ele iniciou sua carreira política recentemente, em uma cidade da Região Metropolitana de João Pessoa: Cabedelo, onde atuou como vice-prefeito até ser eleito deputado federal.

Murilo Galdino (Republicanos)

Murilo Galdino e sua família tem força política em Pocinhos, onde nasceu, cidade localizada no Curimataú. A expectativa é que o deputado lute por recursos para a cidade e região.

Romero Rodrigues (PSC)

Ex-prefeito de Campina Grande, o campinense Romero Rodrigues fez sua trajetória política na Rainha da Borborema. Ele é bastante identificado com a cidade.

Ruy Carneiro (PSC)

O deputado federal reeleito Ruy Carneiro é natural de João Pessoa, onde começou sua carreira política como vereador da cidade, por dois mandatos. Ele já foi avaliado como um dos vereadores mais atuantes da Câmara de João Pessoa.

Wellington Roberto (PL)

Nascido em São José de Piranhas, Welligton Roberto tem bastante penetração no Sertão do estado, nas cidades vizinhas à sua terra natal.

Wilson Santiago (Republicanos)

Wilson Santiago é outro parlamentar com forte ligação com o Sertão paraibano. Natural de Uiraúna, sua base política é mais intensa na região, que recebe um olhar diferenciado pelo deputado.

 

Senadores

Efraim Filho (União)

Efraim é nascido em João Pessoa, mas sua família é tradicional na política paraibana, com raízes em Santa Luzia, no Seridó paraibano. Ele é filho do ex-senador Efraim Morais e neto de Inácio Bento de Morais, vereador e ex-prefeito da cidade.

Veneziano Vital do Rêgo (MDB)

Veneziano Vital é natural de Campina Grande, envolvido em uma grande e tradicional da política local e estadual. Veneziano já foi vereador e prefeito da cidade.

Daniella Ribeiro (PSD)

A senadora Daniella Ribeiro também é nascida em Campina Grande. Ela é irmã do já citado deputado federal Aguinaldo Ribeiro, e consequentemente, o seu maior reduto político é também na Rainha da Borborema.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba