Eleições

FIASCO: Após falha em aplicativo de votação, PSDB suspende prévias para escolha de candidato à presidência

O PSDB informou, no início da noite deste domingo (21) que o processo de votação das prévias do partido, que irá definir quem irá representar a sigla nas eleições presidenciais do próximo ano, foi suspenso após o aplicativo desenvolvido para a votação apresentar instabilidade ao longo de todo o dia.

A votação teve início às 7h e estava inicialmente prevista para ser encerrada às 15h, com a divulgação do resultado às 17h. No entanto, com a instabilidade no aplicativo “Prévias PSDB”, a cúpula do partido anunciou que o horário da votação seria ampliado até as 18h. Os problemas, no entanto, persistiram e a votação foi adiada, sem nova data para acontecer.

Participam da eleição 44.700 filiados que se cadastraram. Deles, grande parte, quase 40 mil, participam da votação por meio do aplicativo. Fazem parte desse grupo vereadores e filados sem mandato.

Já governadores, prefeitos, vices, senadores, deputados, o presidente e ex-presidentes da Executiva Nacional participam do pleito de maneira presencial, em Brasília. Eles votaram em urnas eletrônicas oferecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral, mas poderiam votar pelo aplicativo caso não conseguissem se dirigir à Capital Federal.

Em nota oficial, o partido anunciou que o processo foi concluído às 18h deste domingo (21). A sigla informou ainda que os votos registrados em urna eletrônica e aqueles que conseguiram votar pelo aplicativo “estão preservados”.

“O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022”, diz trecho da nota.

“Os votos recebidos tanto pelo aplicativo quanto por meio das urnas eletrônicas ao longo deste domingo serão totalizados ao final do processo de votação. A integridade e a segurança do sistema estão totalmente preservadas”, continuou o partido.

Três candidatos disputam as prévias: o governador de São Paulo, João Doria; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Leia a nota na íntegra:

O PSDB concluiu, às 18h deste domingo, o processo de votação em urna eletrônica para a escolha do candidato do partido à presidência da República.

O processo de votação em aplicativo encontra-se pausado em razão de questões de infraestrutura técnica, que não comportou a demanda dos votantes das prévias.

Os votos registrados neste domingo estão preservados e o PSDB está definindo, junto com os candidatos, em que momento o processo será retomado.

O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022.

Os votos recebidos tanto pelo aplicativo quanto por meio das urnas eletrônicas ao longo deste domingo serão totalizados ao final do processo de votação.

A integridade e a segurança do sistema estão totalmente preservadas.
 
Todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba