Entrevista

EXCLUSIVO: Wallber Virgolino promete tolerância zero e afirma que Cabedelo precisa de uma gestão moralizada

O Polêmica Paraíba apresenta nesta segunda (18), a primeira entrevista, com os pré-candidatos a Prefeito de Cabedelo, no pleito do dia 6 de outubro.

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

O Polêmica Paraíba apresenta nesta segunda (18), a primeira entrevista, com os pré-candidatos a Prefeito de Cabedelo, no pleito do dia 6 de outubro.

As eleições desse ano tendem a repetir o mesmo esqueleto de 2020, quando tivemos um grande número de candidaturas, dos mais diferentes espectros políticos, disputando o voto dos habitantes da cidade portuária.

O nosso entrevistado de hoje é o Deputado Estadual Wallber Virgolino (PL). Wallber foi Delegado em várias seções da Polícia Civil, corregedor do Detran-PB, Secretário de administração da prefeitura de Coremas, Secretário de administração penitenciária da Paraíba e Secretário de justiça e cidadania no Rio Grande do Norte.

Eleito Deputado pela primeira vez em 2018, ficou em quarto lugar na disputa municipal de João Pessoa em 2020 e reeleito para mais um mandato na Assembleia nas últimas eleições.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Polêmica Paraíba: Se o Senhor for eleito, como abrir um diálogo produtivo com o Governador João Azevêdo?

Eu penso diferente de João Azevêdo, não quero qualquer aproximação pessoal, não quero qualquer aproximação que venha submeter Cabedelo aos caprichos do Governador de plantão. Não quero precisar puxar saco, que eu tenha de apoiar os candidatos que ele impuser para ter algum benefício administrativo em relação à cidade de Cabedelo.

Eu pretendo cobrar do Governo do Estado que ele cumpra as funções constitucionais, que é auxiliar a saúde de Cabedelo, promover o saneamento básico, trazer a paz e a tranquilidade para a população de Cabedelo.

PP: Como um candidato do PL conseguirá furar a bolha da polarização e angariar votos dentre aqueles eleitores de Centro e os que se consideram de Direita, mas que não votaram em Bolsonaro nas últimas eleições?

O povo de Cabedelo precisa ter em mente, que tem de haver uma mudança drástica. Se pensar com o bucho, como diz o matuto, não vai mudar nada. Eu sei que o poderio econômico vai ser forte, vão tentar comprar votos, vão tentar me minar lá dentro, principalmente nas comunidades mais carentes.

Mas eu acho que com essa crescente onda de violência, com a falta de infraestrutura, saúde e educação, os habitantes vão repensar esse conceito e vão votar em quem realmente pode fazer. Vão votar naquele candidato que não tem conchavos, que não tem ligação com um grupo político envolvido em corrupção.

PROBLEMAS NA CIDADE

PP: Quais são as principais falhas da gestão Victor Hugo?

Olha, é difícil pra mim, estar falando mal de um gestor, mas eu acho que ele errou quando prometeu coisas que sabia que não ia cumprir, como a inauguração do hospital, que iria calçar todas as ruas de Cabedelo, melhorar a qualidade dos ônibus e do transporte público.

E principalmente não cobrar do Governo dos Estado, ações drásticas pra melhorar a questão da segurança pública de Cabedelo, que vem sendo comandada pelos traficantes.

PP: Deputado, qual é na sua opinião, o principal problema enfrentado pelos habitantes de Cabedelo?

O principal problema enfrentado pelos habitantes de Cabedelo é a saúde pública. O hospital que o Prefeito prometeu há seis anos não foi inaugurado e o hospital que existe não tem condições de atender a população, ou seja, não tem UTI, não tem o SAMU, existe inclusive a denúncia de falsos médicos, para você ver a gravidade da situação da saúde pública de Cabedelo.

Também não podemos esquecer da ausência de infraestrutura, tanto na área rica quanto na área pobre, falta de saneamento básico, falta de quadras poliesportivas, de um campo de futebol digno, as escolas funcionando de forma precária.

E depois vem a segurança pública, que não é atribuição exclusiva da Prefeitura, mas que pode colaborar fomentando e estruturando a Guarda Municipal, aumentando o efetivo, além do Prefeito diretamente cobrar ações drásticas do Governo do Estado. Se o Governador não cumprir com sua obrigação, aciona na justiça.

PP: Estamos vendo uma crescente na violência em Cabedelo nos últimos anos. Como o Senhor pretende frear o domínio das facções na cidade?

Essa onda de violência ocorre porque faltam ações por parte da Prefeitura e por parte do Governo do Estado. A segurança pública é atribuição do Governo, mas é também responsabilidade da Prefeitura.

A Prefeitura pode ajudar em qual equipe sentido? Aumentando o efetivo da Guarda Municipal, criando Postos da Guarda em zonas onde a mancha de violência é maior, e pensando principalmente na habitação. Existem muitas favelas em Cabedelo, com pessoas morando abaixo da linha da pobreza, dentro de mangues, em palafitas, em barracos, e aquilo ali facilita o tráfico de drogas.

Não tem escolas perto dessas comunidades, não tem postos de saúde. O Prefeito deveria ter acionado o governador judicialmente para que cumpra seu papel constitucional, de levar segurança pública para Cabedelo.

ARTICULAÇÕES POLÍTICAS

PP: Até o momento o Deputado tem como principais adversários o ex-Deputado Ricardo Barbosa, apoiado pelo Governador João Azevêdo e o Vereador André Coutinho, apoiado pelo Prefeito Victor Hugo e pelo Deputado Federal Mersinho Lucena. Como conseguir superar esses nomes que deverão ter maior estrutura partidária que o Senhor?

Eu me coloco como a única opção em Cabedelo. Você citou pessoas ligadas ao poder, que hoje tem condições de fazer alguma coisa e não cumprem as promessas.

Ricardo Barbosa é ligado ao Governo do Estado. O que o Governo faz para melhorar a vida do povo de Cabedelo? Você fala em André Coutinho, ligado a Victor Hugo, por que não mudou até agora? Se fala na mulher do Mersinho Lucena, eles estão no poder e fizeram o quê?

E eu posso reclamar, posso falar porque eu não sou poder, e mesmo assim tenho feito muito por Cabedelo, através de emendas, cobranças, o que está ao meu alcance, eu estou fazendo.

PP: Após muitas discussões internas, o PL parece ter encontrado uma harmonia entre seus principais membros. Como a união do partido pode beneficiar a sua candidatura?

Ela pode ajudar com uma melhor estrutura financeira, estrutura de logística e, acima de tudo, com o apoio de Sérgio Queiroz, que foi bem votado em Cabedelo ao lado de Nilvan Ferreira, Cabo Gilberto e Marcelo Queiroga, que pode me dar um apoio formidável, me ajudando ao pedir votos na cidade.

PP: Como o Senhor vislumbra o perfil do seu companheiro de chapa? Já existem conversas com legendas que teriam prioridades nessa escolha?

Espero que o meu companheiro de chapa pense igual a mim, tenha um passado ilibado, um presente considerável e um futuro promissor. Que seja homem, seja mulher, mas que venha para somar, com os mesmos propósitos, pois a gente precisa de forças para administrar uma das principais cidades da Paraíba

PROMESSAS

PP: Qual o principal projeto que o Senhor tem para a cidade de Cabedelo?

O principal projeto é sem sombra de dúvida, calçar o máximo de ruas, que não tenham tanta dificuldade do ponto de vista de saneamento básico e de viabilidade de relevo.

E depois é abrir o hospital da cidade, que a população espera ser inaugurado nesses últimos seis anos.

PP: Cabedelo é uma das cidades paraibanas mais procuradas pelos turistas, quais seriam os projetos do Deputado para alavancar ainda mais essa importante área econômica?

Falta a prefeitura investir e vender a imagem de Cabedelo e suas praias por todos os lugares, inclusive internacionalmente. O que a gente vê hoje são eventos privados, como o Fest Verão e o Lovina, se aproveitando dos potenciais turísticos de Cabedelo para ganhar dinheiro.

E o que é que a prefeitura e o povo de Cabedelo ganha com isso? Nada. Esses eventos têm que ser realizados pela Prefeitura. Temos que lembrar também do turismo aquático, que deve ser explorado, e que a gente não vê nada. Vemos pessoas de outras cidades, como João Pessoa e Lucena, explorando o turismo aquático em embarcações privadas.

A orla de Cabedelo é um desastre. Aquela parte que vai de Areia Dourada até o Dique de Cabedelo é totalmente abandonado, sem nenhum tipo de padronização, na noite quem toma conta são os usuários de droga e os ratos.

PP: O que os moradores de Cabedelo podem esperar da sua possível gestão?

Os moradores de Cabedelo podem esperar de Wallber Virgolino, tolerância zero. Teremos tolerância zero na corrupção, no tráfico de drogas e em qualquer tipo de safadeza.

Cabedelo precisa de uma gestão moralizada, uma gestão que se impõe, uma gestão que chama feito a ordem.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba