Escolas do legislativo debatem educação e cidadania

Reunião também tratou do processo eleitoral da ABEL que acontecerá em junho

Educação para Cidadania. Este foi o tema que pautou a reunião da Mesa Diretora da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) realizada nesta sexta-feira (17), no mini-plenário da Assembleia Legislativa “Judivan Cabral”. A pauta tratou ainda de temas que serão debatidos no mês de junho, em Vitória-ES, durante o encontro da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE).

De acordo com o presidente da ABEL, Florian Madruga, o tema Educação para Cidadania tem sido tratado nas Assembleias Legislativas, nas Escolas do Legislativo de Contas, nas Câmaras Municipais e nas Escolas do Congresso Nacional. “Além do papel constitucional das escolas de capacitar os servidores das Casas legislativas nós também temos esse foco voltado para a cidadania. Temos um público que a ABEL tem tratado com muito carinho que são os estudantes e os professores”, revelou Florian.

A diretora da Escola do Legislativo da ALPB e secretária geral da ABEL, Maria Helena Toscano de Moura, revelou que tem “trabalhado em conjunto no fomento de criação de Escolas Legislativas diretrizes que essas escolas devem ter em relação aos cursos ministrados voltados para a cidadania e tem sido extremamente gratificante ver que temos desempenhado um trabalho de excelência, com eficiência e eficácia”.

A reunião da Mesa Diretora da ABEL também tratou do processo eleitoral da ABEL que acontecerá em junho. “Espero que venhamos a ser contemplados com alguma cargo na Mesa Diretora, porque isto fortalece a nossa Escola do Legislativo”, comentou.

Participaram também da reunião os diretores da ABEL: Nilson Rebelo, Jaqueline Ferretti, Luiz Antonio Silveira, Edmar Rodriguez e James Carvalho.

A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas é uma sociedade civil e sem fins lucrativos que congrega Escolas, Centros de Treinamento, Institutos de Estudos e Pesquisa e entidades afins vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo-se também neste universo as Escolas dos Tribunais de Contas.

Sua finalidade maior é promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública.

ALPB