Twitter

Ernesto Araújo e Gilmar Mendes discutem sobre responsabilidade no combate ao coronavírus no Brasil - VEJA DIÁLOGO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, utilizou as redes sociais na noite dessa quarta-feira (10) para acusar o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, de propagar fake news, que na ocasião escreveu no Twitter uma crítica a uma reportagem da CNN Internacional sobre o caos da pandemia no Brasil, eximindo o governo federal da responsabilidade pela atual dimensão do problema.

Ernesto Araújo escreveu, em inglês, que a reportagem está equivocada e que o colapso aconteceu “depois de a Suprema Corte decidir em abril de 2020 que os governos estaduais – não o presidente – têm praticamente toda a autoridade para estabelecer/gerenciar todas as medidas de distanciamento”.

Pela mesma rede social e também em inglês, o ministro Gilmar Mendes respondeu a Araújo, mencionando a postagem do chanceler, e disse que a afirmação feita pelo ministro sobre a decisão do STF era uma “fake news”.

“FAKE NEWS! Aqui está o fato real: a Suprema Corte brasileira decidiu que as administrações federal, estaduais e municipais têm a autoridade para adotar medidas de distanciamento social. Todos os níveis de governo são responsável pelo desastre que estamos enfrentando”, afirmou Mendes.

Já nesta quinta, Araújo respondeu ao ministro do STF. O chanceler declarou que Gilmar deveria “ler de novo” a publicação.

“Leia de novo, por favor. Eu disse ‘depois da decisão da Suprema Corte’ ou seja ‘como consequência dela’, não ‘como literalmente declarado’. E eu disse ‘na prática’, indicando o efeito real da decisão. Na prática, governadores têm adotado todas as medidas que quiseram e o governo federal paga a conta”, afirmou Araújo.

Veja as publicações:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba