Mal-estar

Em meio a tese de rompimento com João Azevêdo, Veneziano registra encontro com governador Flávio Dino

A sexta-feira (8) do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) foi no mínimo, agitada. Pela manhã, Veneziano esteve (in)diretamente envolvido no episódio político que chamou a atenção de toda a Paraíba, quando sua esposa, a secretária estadual de Articulação e Desenvolvimento Municipal, Ana Cláudia Vital (Podemos), abandonou o local onde o governador João Azevêdo (Cidadania) cumpria agenda, após perceber que não havia sido convidada para participar da mesa de autoridades presentes na solenidade.

Ainda no calor do momento, em entrevista ao Arapuan Verdade, Veneziano elogiou a postura da esposa e qualificou o gesto propiciado por João como “deselegante, desatencioso e desrespeitoso”. Para muitos analistas, esse poderia ser o estopim para o fim da relação amistosa entre o grupo de Veneziano com o grupo do governador João.

A atitude reacendeu justamente esses rumores de que Veneziano estaria rompendo com Azevêdo. E fatores não faltam: Veneziano e Cássio Cunha Lima (PSDB) tiveram diálogos juntos, mesmo que não se tratando de eleições, segundo ambos. Lideranças do seu partido também têm incentivado que Veneziano dispute, ele próprio, o governo do estado nas eleições de 2022, pleito que terá João Azevêdo como candidato à reeleição.

Recentes registros publicados pelo próprio Veneziano com o ex-presidente Lula, em duas oportunidades, também alimentam a tese de que Vené poderia se candidatar, quem sabe, com o apoio petista. Lula está em intensa articulação e tem tentado emplacar um candidato para ter palanque próprio na Paraíba.

E mais um episódio que chama a atenção em toda essa história é o fato de Veneziano não ter estado presente na agenda em Campina Grande, pois, na condição de presidente do Senado em exercício, Veneziano cumpriu agenda na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Por lá, participou, ao lado do também senador Weverton Rocha (PDT-MA), da inauguração do Hospital do Amor na cidade.

Fora dos registros institucionais da agenda, Vené publicou uma foto com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB). “Na noite de ontem tive a alegria de reencontrar o amigo e competente gestor do Maranhão, Flávio Dino”, se limitou a escrever nas redes sociais.

Dino é um dos principais aliados e articuladores de Lula no Nordeste e já foi especulado para compor uma possível chapa com o petista em 2022. Teria Dino conversado com Veneziano sobre as eleições estaduais na Paraíba no próximo ano ou sobre os encontros do senador paraibano com Lula?

Procurado pela redação, Veneziano não respondeu os questionamentos sobre os eventos de ontem até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba