Senado

Em audiência, Daniella Ribeiro cobra mais rigor da Anac na fiscalização das empresas aéreas

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) cobrou da Agência Nacional de Aviação (Anac) providências para diminuir os preços das passagens aéreas e melhorar o atendimento ao consumidor.

Foto: Rodrigo Nunes

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) cobrou da Agência Nacional de Aviação (Anac) providências para diminuir os preços das passagens aéreas e melhorar o atendimento ao consumidor.

A atuação da senadora foi durante audiência pública, nesta terça-feira (20/06), do diretor da Anac, Thiago Souza Pereira, na Comissão de Infraestrutura do Senado. “A Anac deve ser atenta e rigorosa. O passageiro paga muito caro e tem problemas na marcação de assento, na compra com milhagens e no atendimento”, disse a senadora.

Um dos pontos que a senadora destacou foi que as empresas aéreas incentivam o uso das milhas, mas o consumidor não consegue ser bem atendido quando vai utilizar o benefício. O consumidor, disse ela, pode passar mais de cinco horas em contato com a central de atendimento para comprar passagem aérea por milhas. “É uma verdadeira via crucis”, disse.

Os preços das passagens aéreas foi outro ponto bastante questionado pela senadora. Segundo ela, é preciso ter maior transparência sobre o preço final das passagens aéreas. Um voo nacional é mais caro do que uma viagem internacional. “A viagem de avião deixou de ser prazerosa. Os consumidores pagam caro e ainda são humilhados na hora de interagir com as empresas aéreas ”, disse ao lembrar das dificuldades na hora da marcação dos assentos.

Thiago Pereira disse que a competitividade entre as empresas aéreas é o caminho para resolver o preço elevado das passagens e que, nas investigações já realizadas, não identificaram formação de cartel entre as aéreas. Segundo ele, há expectativas de novas empresas façam voos regionais no Brasil. Hoje apenas duas operam nestas rotas.

A senadora também lembrou que as passagens aéreas adquiridas mais próximas do embarque são muito caras no Brasil enquanto que na Europa e nos Estados Unidos os passageiros conseguem preços mais baixos. Segundo Thiago Pereira isso depende da política de preços das empresas aéreas e para criar novos modelos de passagens é necessário criar competitividade.
As pesquisas mostram que no Brasil há 0.59 passageiros por habitante, enquanto nos Estados Unidos são três passageiros por habitante e na Austrália cinco.

A senadora vai apresentar um requerimento para que a Comissão de Infraestrutura do Senado convoque outra audiência com representantes das empresas aéreas e a Anac. “A viagem de avião deixou de ser prazerosa. Os consumidores pagam caro e ainda são humilhados na hora de interagir com as empresas aéreas. Precisamos ouvi-las ”, disse a senadora.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba