governo lula

Em 1º dia de trabalho, Lula tem reuniões com líderes mundiais

Foto: Adriano Machado / Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou nesta segunda-feira (2), uma série de reuniões bilaterais com chefes de Estado que estiveram em sua cerimônia de posse em Brasília no domingo, 1º. Os encontros tiveram início por volta das 9h30, na sede do Ministério das Relações Exteriores, perto do Palácio do Planalto.

Em publicações no Twitter, o petista disse ter recebido o rei Felipe VI da Espanha, com quem conversou sobre as relações entre os dois países, a Europa e América Latina; o presidente da Bolívia, Luis Arce, para debater sobre como as nações podem “colaborar em políticas sociais, energia e fornecimento de fertilizantes”; e o líder do Equador, Guillermo Lasso, com quem discutiu o desejo de ampliar relações para o benefício dos dois povos.

Além deles, Lula conversou com o presidente de Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e manifestou “que o Brasil irá voltar a ter a África como uma prioridade nas suas relações com o mundo”.

Entre as visitas, o líder brasileiro também recebeu seu homólogo argentino, Alberto Fernández, para retomar “o diálogo e a amizade com nosso maior vizinho, um dos principais parceiros do Brasil no mundo”.

Fernández confirmou que Lula visitará a Argentina durante a Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) que vai reunir países da América Latina no fim de janeiro. Já o petista parabenizou seu aliado pela vitória da Argentina na Copa do Mundo do Catar.

Os presidentes do Chile, Gabriel Boric, de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, da Colômbia, Gustavo Petro, de Honduras, Iris Xiomara Castro Sarmiento, da Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, e do Timor-Leste, José Ramos-Horta também estão entre os que se reuniram com o petista.

A lista incluiu ainda o vice-presidente da China, Wang Qishan, que entregou a Lula uma carta do presidente Xi Jinping com seus cumprimentos e vontade de ampliar a cooperação; o primeiro-ministro da República do Mali, Choguel Kokalla Maiga; o vice-presidente de Cuba, Salvador Antonio Valdés Mesa; o presidente do Conselho de Ministros do Peru, Luis Alberto Otárola Penaranda; e o líder da Assembleia Nacional da República Bolivariana da Venezuela, Jorge Rodrigues.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Terra