Levantamento

ELEIÇÕES 2026: Confira o perfil dos nomes cotados para ocupar as vagas de Veneziano e Daniella no Senado

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

Paraíba - O Polêmica Paraíba apresenta, nesta segunda-feira(21), uma lista dos pré-candidatos ao Senado da Paraíba e o perfil de cada um. Estes, poderão ocupar as duas vagas que hoje pertencem aos parlamentares Veneziano Vital do Rêgo e Daniella Ribeiro, os quais encerram seu mandato de oito anos a partir de janeiro de 2027. Porém, vale ressaltar, que ambos podem concorrer à reeleição.

Perfil dos nomes cotados ao Senado

João Azevêdo

Atual Governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo (PSB) é o principal nome da base governista, e destaca seu forte interesse em alcançar uma vaga no Senado em 2026. Além disso, o chefe do executivo estadual conta com um amplo leque de apoio interno entre os integrantes dos partidos PSB, PP e Republicanos.

Por outro lado, já é certo o suporte do próprio Presidente Lula, que incentiva João a assumir uma cadeira no congresso.

Nabor Wanderley

Prefeito na cidade de Patos e pai do Presidente da Câmara, Hugo Motta, Nabor Wanderley (Republicanos), é outro nome da base que aparece entre os favoritos. Aliado do Governador, ele, até o momento, já obteve apoio de diversos prefeitos em toda a Paraíba, além do próprio João Azevêdo, que planeja ambos nas duas cadeiras disponíveis.

Mersinho Lucena

Cumprindo mandato como Deputado Federal, Mersinho Lucena (PP), filho do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), não é a prioridade partido progressista. Afinal, ele apenas participaria de uma eventual chapa para o Senado no cenário em que seu pai não dispute o Governo do Estado.

Além disso, sua base eleitoral se encontra, hoje, na capital paraibana, onde já conta com bom trânsito político. Dessa forma, Mersinho vem tentando se estabelecer como um novo nome na família Lucena com potencial de herdar a influência do grupo.

Cabo Gilberto

Atual Deputado Federal, Cabo Gilberto (PL), teve seu nome oficializado pelo ex-ministro da saúde, Marcelo Queiroga nos últimos meses. Este, aparece como cotado para a disputa pelo Governo Estadual.

Neste momento, o perfil do cabo é completamente de oposição referente a atual gestão governista.

Por outro lado, internamente, acredita-se que a decisão de Gilberto em tentar o Senado, teria como motivação o receio de não se eleger como deputado federal.

Pedro Cunha Lima

Apesar de já confirmar pré-candidatura ao Governo do Estado, Pedro Cunha Lima (PSD), não descartou a possibilidade de entrar na disputa pelo Senado. Integrando a ala da oposição mais tradicional, o político deixou totalmente em aberto a chance participar das eleições por uma das cadeiras paraibanas no Congresso Nacional.

Recentemente, concretizou uma aliança com o Senador Efraim Filho (União Brasil), com quem espera definir o nome que vai de fato representar o lado oposicionista.