Previsões

ELEIÇÕES 2022: Com 12 vagas em disputa, confira quem são os favoritos e quem pode surpreender na disputa pela Câmara Federal

As eleições de 2022, devem ser as mais acirradas na história política nacional desde a redemocratização. A disputa por uma das 12 vagas da Paraíba na Câmara Federal não vão deve ficar atrás na emoção e na imprevisibilidade. Nessa matéria iremos mostrar os favoritos e as possíveis surpresas nesse pleito. Nomes consagrados e estreantes, de diferentes ideologias e partidos políticos, todos querendo conquistar uma das cadeiras do estado, em Brasília.

As eleições de 2022, devem ser as mais acirradas na história política nacional desde a redemocratização. A disputa por uma das 12 vagas da Paraíba na Câmara Federal não vão deve ficar atrás na emoção e na imprevisibilidade.

Nessa matéria iremos mostrar os favoritos e as possíveis surpresas nesse pleito. Nomes consagrados e estreantes, de diferentes ideologias e partidos políticos, todos querendo conquistar uma das cadeiras do estado, em Brasília.

Prováveis Eleitos

Hugo Motta

Aos 32 anos de idade e exercendo o terceiro mandato na Câmara Federal, Hugo Motta marcha para transformar o Republicanos em um dos maiores partidos políticos da Paraíba a partir do resultado das eleições de outubro.

Ao angariar nomes famosos como os de Murilo Galdino, Wilson Santiago, Raniery Paulino e Marmuthe Cavalcanti, o Deputado e Presidente Estadual do Republicanos, demonstra a sua força política e se solidifica como um dos principais nomes da Paraíba, não só no cenário estadual, mas também com força e representatividade em Brasília.

Murilo Galdino

Um dos novos nomes, que despontam com favoritismo na disputa por uma das 12 vagas do estado, é Murilo Galdino. Ex-Secretário de Articulação Política da Paraíba e irmão do Presidente da Assembleia, Adriano Galdino, Murilo já foi vereador em Campina Grande e tem apoio de prefeitos importantes, como o Prefeito de Catolé do Rocha, Laurinho Maia e o Prefeito de São Bento, Dr Jarques.

Mesmo sendo um nome inexperiente na visão do grande público paraibano, Murilo liderou uma enquete realizada no Programa Arapuan Verdade em 2021, e se apresenta para o pleito de Outubro, como uma provável novidade na Câmara em 2023.

Wilson Santiago

Um dos nomes mais consagrados da política paraibana, Wilson Santiago, tem tudo para garantir mais um mandato na Câmara Federal. Após sair do PTB, por desavenças com Nilvan Ferreira, o Deputado escolheu o Republicanos, por se identificar com a abordagem libertária do partido.

O seu ato de filiação contou com a presença do Presidente Nacional do Republicanos, o Deputado Federal Marcos Pereira; do Presidente Estadual, Hugo Motta, e de mais de 100 prefeitos e demais lideranças políticas de todas as partes da Paraíba. Com uma base forte e representativa, Wilson é nome certo em Brasília.

Romero Rodrigues

O ex-Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, pode voltar a Câmara Federal em 2023, eleito em 2010, Romero não ficou os quatro anos de mandato, em decorrência da sua vitória nas eleições municipais de 2012.

Após ser envolto em uma grande polêmica no mês passado, ao ser destituído da Presidência estadual do PSD, Romero se filiou ao PSC e desponta como um dos favoritos nestas eleições.

Ruy Carneiro 

Nome histórico do PSDB no estado, Ruy Carneiro saiu do partido no qual estava filiado desde 2001, e também se filiou ao PSC.

Terceiro colocado na disputa pela Prefeitura de João Pessoa em 2020, Ruy acredita que a chegada de Romero ao PSC, pode tornar o partido em uma das principais legendas do estado, “Na atual conjuntura, no meu entendimento, o partido deve fazer dois federais com tranquilidade e com a chegada de Romero e outros companheiros o nosso calculo é de três a quatro federais eleitos, não tenho dúvida disso”

Julian Lemos

Coordenador da campanha de Bolsonaro no nordeste em 2018, Julian Lemos, se elegeu Deputado Federal com uma maciça votação dos apoiadores do Presidente.

Em 2022 o Deputado que é uma das principais lideranças do União Brasil no estado, postula a reeleição se desgarrando do eleitor bolsonarista, tentado atrair votos da direita mais moderada que não apoia a reeleição de Jair Bolsonaro.

Ricardo Barbosa

Ricardo Barbosa está no seu terceiro mandato como deputado estadual, O parlamentar traz em sua bagagem, a ocupação em diversos cargos no Executivo. Dentre entre eles, o da Secretaria Executiva Estadual de Obras do PAC e a da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba.

A permanência de Ricardo na legenda ocorreu após a decisão de retorno do governador João Azevêdo ao partido, nos bastidores existiam articulações para levar Barbosa para outras legendas, a exemplo do União Brasil. “Faremos talvez a maior bancada na Assembleia Legislativa. Estaremos brigando também para ser a maior bancada na Câmara Federal.”

Wellington Roberto

Deputado Federal desde 2002, Wellington Roberto é nome certo na Câmara em 2023.

Liderança consagrada da política paraibana, o Deputado é o principal articulador do PL, novo partido do Presidente Jair Bolsonaro e quer atrair os eleitores do Presidente, no projeto político do PL na Paraíba.

Frei Anastácio

Eleito Deputado Federal pela primeira vez, em 2018, Frei Anastácio está envolto em uma das principais polêmicas da política paraibana em 2022.

Ao lado de outras lideranças petistas, o Deputado declarou apoio à reeleição de João Azevêdo, contrariando a determinação dos diretórios nacionais e estaduais, essa movimentação acarretou em uma suspensão grave contra o Deputado Estadual, Anísio Maia, que acabou saindo do partido e indo para o PSB. Mesmo com todas os questionamentos internos, Frei Anastácio decidiu continuar no PT, e é um dos favoritos no pleito de outubro.

Mersinho Lucena

O vice-prefeito de Cabedelo e filho do Prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, Mersinho Lucena, é um dos estreantes com mais força nessas eleições.

Filiado ao Progressistas, mesmo partido do seu pai, Mersinho desponta como o principal nome do partido de Aguinaldo Ribeiro, que não irá disputar a reeleição, assim abrindo espaço para Mersinho angariar votos e apoios na estabelecida base que Aguinaldo possui na Paraíba.

Gervásio Maia

O único Deputado Federal do PSB, Gervásio Maia fincou o pé e não largou o partido nas piores situações e se consolidou como uma das principais figuras do PSB no estado.

Ao não abandonar o barco, Gervásio agora colhe os louros nesse renascimento do PSB. O Deputado afirma que essa eleição tem tudo para ser a mais vitoriosa da história do partido,” Nós estamos formando a melhor chapa de todas que o PSB, já montou. É uma chapa extremamente competitiva, em 2018 só tivemos um Federal eleito e hoje junto ao diretório nacional, temos a convicção de que iremos eleger pelo menos dois Deputados Federais”.

Luiz Couto

Deputado Federal por 4 vezes, Luiz Couto, tenta voltar a Câmara Federal, após não ter disputado à reeleição em 2018.

Com uma votação expressiva na disputa pelo Senado em 2018, onde obteve quase 800 mil votos, Luiz é um nome praticamente certo na Câmara em 2023, aproveitando a sua popularidade e um PT renascido, com Lula bem cotado nas pesquisas, é muito provável mais de um petista em Brasília, representando a Paraíba em 2023.

 

Prováveis Suplentes

Damião Feliciano

Deputado Federal desde 1999 e uma das maiores lideranças políticas do estado, Damião Feliciano saiu do PDT, partido no qual estava filiado desde 2007. Após ser cortejado por vários partidos, o Deputado deixou para o último dia de trocas, a definição da sua nova legenda.

Ele tentará mais uma vitória, no União Brasil, partido fundado neste ano, resultado da fusão entre o DEM e o PSL, com essa mudança Damião pode ter dificuldades para alcançar a reeleição, ao se filiar a um partido, com ideologia completamente oposta ao PDT.

Leonardo Gadelha

Filho de Marcondes Gadelha, Leonardo Gadelha, já foi Deputado Federal em 2010 e tenta voltar a Câmara após tentar mais uma legislatura em 2018, e ficar na primeira suplência.

Líder do PSC no estado, Gadelha acredita que a entrada de Ruy Carneiro e Romero Rodrigues no partido, possam garantir três eleitos no PSC, sendo o próprio Leonardo um dos cotados para ocupar uma das vagas.

Cabo Gilberto Silva

Um dos principais defensores do Presidente Bolsonaro na Paraíba, o Deputado Estadual Cabo Gilberto, tenta alçar voos mais altos e se eleger Deputado Federal, ao sair do PSL e ir para o PL, atual legenda de Bolsonaro.

O Deputado espera angariar muitos votos da direita que se identifica com Bolsonaro e Nilvan Ferreira.

Raniery Paulino

Raniery Paulino, filho de Roberto Paulino uma das maiores figuras do MDB no estado, decidiu sair do partido, após não concordar com a aliança entre Veneziano e o PT.

Deputado Estadual por quatro mandatos, Raniery tenta uma vaga na Câmara nos Republicanos, partido que tenta eleger um número expressivo de Deputados em 2022 e aposta em Raniery, como o possível quarto eleito da legenda em Brasília.

Geraldo Medeiros

O ex-Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, é um dos principais nomes cotados pelo PSB, na disputa em 2022.

Geraldo é elogiado no partido, pela forma que conduziu o combate a pandemia na Paraíba. Hoje, ele tem a visibilidade e o reconhecimento que poucos possuem ao lado de João Azevêdo, e é uma aposta do PSB na disputa pela Câmara Federal.

Gobira

Sensação nas Eleições de 2014, ao obter mais de 48 mil votos no PSOL, o cajazeirense Gobira tenta pela terceira vez, uma vaga na Câmara. Em 2018 Gobira, conseguiu mais de 18 mil votos, filiado a Rede Sustentabilidade.

Após uma breve passagem pelo Cidadania, o candidato se filiou ao MDB de Veneziano e pretende se eleger Deputado, para representar Cajazeiras e região no Congresso Nacional.

Eliza Virginia

A vereadora Eliza Virgínia (PP), única mulher eleita em 2020 para a Câmara Municipal de João Pessoa, pretende voltar as urnas neste ano e disputar uma das vagas na Câmara Federal.

Suplente em 2018, após alcançar quase 45 mil votos, Eliza tenta se eleger Deputada Federal, levantando às bandeiras da família tradicional e do livre mercado, se inclinando a ala da direita ligada ao Presidente Jair Bolsonaro.

Benjamin Maranhão 

Nome histórico do MDB, sobrinho do saudoso José Maranhão, Benjamin Maranhão foi Deputado Federal por três legislaturas, e tenta voltar a Câmara em 2023.

Ao ser derrotado em uma disputa acirradíssima na Eleição para a Prefeitura de Araruna em 2020, Benjamin é o principal nome do MDB, na disputa por uma vaga em Brasília.

Caio da Federal

Caio da Federal, tem conseguido avançar na sua postulação de disputar uma das 12 vagas na Câmara Federal. Caio está conseguindo angariar mais apoio, principalmente dentro do segmento conservador e bolsonarista da Paraíba.

Vários movimentos da direita conservadora e do bolsonarismo raiz já se pronunciaram em apoio a Caio. Muitos eleitores que votaram em Julian Lemos na eleição passada estão se sentindo traídos pelo rompimento do deputado com o Presidente Bolsonaro. Esse espólio já tem migrado apoio automaticamente para Caio, que tem muitas chances de ser uma surpresa na Câmara em 2023.

Estela Bezerra

Deputada Estadual por dois mandatos pelo PSB, Estela Bezerra decidiu sair do partido em apoio ao ex-Governador Ricardo Coutinho. A deputada se filiou ao PT, junto de Cida Ramos, Márcia Lucena e Jeová Campos.

 

Estela decidiu não postular a reeleição para a Assembleia e é um dos principais nomes do PT, na disputa por uma vaga na Câmara, com um propósito de ser a primeira mulher de esquerda eleita, deputada federal na história da Paraíba.

Delegado Francisco Azevêdo

O agente da lei, que tem cerca de 18 anos de carreira na Polícia Civil recebeu um convite para ingressar no Republicanos e aceitou o novo desafio.

Pré-candidato a um cargo público pela primeira vez, o Delegado Azevêdo se filiou ao Republicanos, por se identificar com a proposta do partido, “O Republicanos é um partido político conservador, fundamentado nos valores judaico-cristãos, tendo a família como alicerce da sociedade, preservando a soberania nacional, a livre iniciativa e a liberdade econômica, encorajando o progresso tecnológico como caminho inevitável para o desenvolvimento humano. Eu me identifico com essa legenda e estou confiante nessa nova parceira”.

 

Lucélio Cartaxo

O irmão do ex-Prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, Lucélio Cartaxo foi secretario-chefe de gabinete da PMJP , superintendente da CBTU e Companhia Docas, mas nunca foi eleito em um cargo público.

Após dois segundos lugares, sendo que em 2014 foi derrotado pela única vaga do estado ao Senado, perdendo numa disputa acirrada contra José Maranhão e em 2018 ficando atrás de João Azevêdo, na disputa pelo Governo, filiado ao PV, Lucélio volta ao PT, junto com o seu irmão, tentando pela primeira vez ganhar uma eleição e formar uma base forte em Brasília para uma eventual vitória de Lula.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba