opinião

Eleições 2020: Os exemplos da vitória do trabalho - por Gildo Araújo

As eleições deste ano, seja nos grandes centros ou mesmo no interior vieram mostrar que o grau de conscientização política da população brasileira vem paulatinamente melhorando.

As eleições deste ano, seja nos grandes centros ou mesmo no interior vieram mostrar que o grau de conscientização política da população brasileira vem paulatinamente melhorando. A prova disto são as vitórias obtidas pelos prefeitos que verdadeiramente trabalharam durante os quatro anos de gestão, e as derrotas daqueles que maquiaram e nada produziram.

Esta eleição também veio derrubar quaisquer tipos de marketing que antes apenas maquiavam o rosto do candidato ou mesmo uma maquete de uma rua que iria fazer e nunca saía do papel. As redes sociais também foram essenciais para que as informações chegassem cada vez mais próxima ao cidadão e à cidadã sendo quase sempre em tempo real. E com as lives, até o chamado fake news começou a cair de moda, pelo menos em se tratando em política.

Hoje, com uma população vigilante, a exigência não é só de fazer a obra, mas sobretudo ver o contribuinte vendo, presenciando e sentindo o retorno em dos recursos aplicados oriundos de seus impostos, resultados do suor de sua labuta diária. Inclusive, deve-se dizer que o gestor dessa nova geração tem que trabalhar e mostrar de forma original como está empregando o dinheiro do povo, ou do contrário, estará fadado a derrotas.

Esta eleição veio acender um alerta para muitos gestores que tentam ludibriar o contribuinte. A política da enganação e dos “tapinhas nas costas” não convence mais, pois com a liberdade de escolha, até mesmo dentro das famílias, já há divergências de pensamento dada a consciência política que as pessoas vêm alcançando. Podemos citar vários desses exemplos dentro da nossa própria Paraíba, em que aqueles gestores que mantiveram a máquina pública trabalhando de forma incessante foram vitoriosos, como por exemplo em Alagoa Grande, Esperança, Alagoinha, Pilões, e até mesmo Campina Grande, onde o prefeito Romero Rodrigues conseguiu fazer seu sucessor, Bruno Cunha Lima, ainda no primeiro turno.

Que estes exemplos cheguem também ao governador João Azevedo, de que é preciso acelerar, cada vez mais, o empenho no trabalho, pois daqui a menos de dois anos será o seu governo estará sendo avaliado pela população paraibana, e o que se espera é que o Governo do Estado continue trabalhando para que logre êxito com uma vitória sobre os seus concorrentes.

Fica a reflexão dos resultados destas eleições de que, quem assumir uma gestão pública ou mostra competência ou ficará no ostracismo. Isto cabe em todas as esferas da política.

Fonte: Gildo Araújo
Créditos: Gildo Araújo