Conheça as ideias

ELEIÇÕES 2020: em busca de consolidação, pré-candidatos apresentam propostas e aprofundam discussões para disputar PMJP

A reportagem do Polêmica Paraíba investigou, durante a última semana, o que pensam os pré-candidatos que já admitem entrar na briga pela cadeira de prefeito.

As convenções que vão homologar os candidatos à Prefeitura de João Pessoa (PMJP) só acontecerão em Julho, quando os partidos vão oficializar suas decisões sobre a sucessão municipal, mas os pretensos postulantes ao cargo de prefeito já iniciaram as discussões sobre a disputa, apresentando propostas iniciais para atrair o eleitorado e propondo soluções para problemas históricos enfrentados pela população pessoense.

Conforme  o artigo 3º da resolução 23.610, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as propostas “não configuram  propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos”. Sabendo disso, os postulantes da Capital investem cada vez mais em entender os anseios dos eleitores a fim de elaborar o programa de governo a ser apresentado a partir de Agosto.

A reportagem do Polêmica Paraíba investigou, durante a última semana, o que pensam alguns dos nomes podem vir a disputar a Prefeitura da Capital. Para além das discussões partidárias e articulações políticas, eles já iniciaram também o planejamento das ideias que, segundo eles, precisam ser apresentadas à cidade neste momento. As propostas passam pelas preocupações com os temas mais urgentes, a exemplo de saúde, mobilidade urbana, habitação, combate à corrupção e segurança pública, dentre outros tópicos.

As ideias do Partido Verde e as propostas dos aliados da gestão

Diego Tavares, Daniella Bandeira e Socorro Gadelha (PV) – No campo governista, o prefeito Luciano Cartaxo (PV) anunciou nesta sexta-feira (14) a filiação das secretárias municipais de Planejamento, Daniela Bandeira, e de Habitação, Socorro Gadelha. Elas se juntam ao secretário do Desenvolvimento Social, Diego Tavares, que já era apontado desde o ano passado como ‘o nome’ da gestão na disputa. O prefeito tem destacado que o futuro candidato sairá dos quadros da gestão e do Partido Verde e que o time está preparado para encarar a disputa.

A principal ‘bandeira’ do time do PV, treinado pelo prefeito Luciano Cartaxo, é dar continuidade ao projeto atual na gestão municipal, destacando o trabalho executado nos campos social, sustentável e cultural e de “futuro”, com visão para o primeiro milhão de habitantes. “A condição de secretária de Planejamento, realmente me dá uma visão muito holística do que é a Prefeitura de João Pessoa, do que é a cidade, de todos os seus desafios, de tudo o que já plantamos, de que nós queremos, de como a população enxerga o ambiente físico e como enxerga o contato com a máquina pública municipal”, disse Daniella em sua primeira entrevista após aceitar o convite para a filiação.

Também focada nessa linha de gestão, a secretária de habitação Socorro Gadelha, que acompanha Cartaxo desde 2013, ressaltou a experiência adquirida e o conhecimento que têm da administração municipal. “Eu já tenho 35 anos de vida pública e desde 2013 que estou nesta gestão, na área social, um trabalho feito visando a qualidade de vida das pessoas. Estou me filiando ao Partido Verde com muita honra e satisfação, continuando o trabalho iniciando por Luciano Cartaxo”, disse.

O mesmo caminho já vem sendo trilhado há bastante tempo pelo secretário Diego Tavares, presença frequente nas agendas do prefeito Luciano Cartaxo e nas cerimônias institucionais da prefeitura. O auxiliar, que também é suplente de senador, tem focado seu discurso nos programas sociais oferecidos pela prefeitura, aproveitando as ocasiões institucionais para enfatizar a necessidade de ampliação desses programas no município.

“Vamos apresentar um caminho para João Pessoa seguir avançando. Nos últimos oito anos, a cidade tornou-se uma referência em gestão pública, reconhecida dentro e fora do Brasil, com um novo conjunto de praças e parques, ampliação da educação infantil e do ensino em tempo integral, o maior programa de habitação da história e a criação de uma nova rede de urgência e emergência. A hora é de seguir em frente”, apontou Luciano Cartaxo no fim de semana.

Manoel Júnior (Solidariedade) – O vice-prefeito da Capital é outro nome que pode estar no páreo pela sucessão de Luciano Cartaxo. Para ele, os problemas mais urgentes da cidade estão nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, emprego e renda. Em material enviado ao Polêmica Paraíba, o vice-prefeito destacou, dentre outros pontos, a necessidade de “promover uma política de atração de indústrias nas áreas de tecnologia e serviços”. Ele também deseja implementar e propor a geração de emprego e renda “por meio de um novo formato e linhas de crédito do Banco Cidadão e implementar um turismo forte, integrando-o aos processos de economia criativa, das artes e cultura da cidade”.

Júnior tem metas para a educação municipal. Ele tem a ideia de implementar políticas para acelerar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tornando a educação pessoense em um modelo para o Nordeste. “A meta é chegar ao Ideb 6,0 para os anos iniciais da educação fundamental e 5,5 para os anos finais. Isso pode ser conseguido dentro de uma política de educacional que combine uma rede de creches e escolas municipais com boa infraestrutura técnica e tecnológica com capacitação dos profissionais de educação”, informou.

Para conferir as propostas na íntegra, clique no link a seguir.

ALGUMAS PRIORIDADES DE MANOELJR (1)

Ruy Carneiro (PSDB) – Aliado de Cartaxo, o tucano já confirmou que estará na disputa de Outubro. O parlamentar, que já foi candidato a prefeito da Capital, é aliado da atual gestão, mas faz ressalvas e aponta caminhos que, na visão dele, precisam ser melhorados na administração.

Recentemente, o deputado criou o projeto ‘Fala João Pessoa’, que tem como objetivo ouvir as demandas das comunidades e discutir problemas e soluções para construir ‘um projeto de desenvolvimento para o futuro’. Além das visitas que faz com frequência nos bairros da Capital, o programa recém-criado já esteve em três comunidades e discutiu com moradores temas como habitação, saúde, causa animal e acessibilidade. Os diálogos são levados, também, para as redes digitais do parlamentar.Em material enviado à reportagem, Ruy Carneiro destacou as formulações iniciais de suas propostas de governo.

Conforme o parlamentar, as propósitos do plano em desenvolvimento por ele têm a seguinte filosofia: “Estabelecer um modelo inovador de governança pública que, em conjunto com a população de João Pessoa, impulsione o crescimento inclusivo, com redução das desigualdades, promova o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social, respeitando os direitos humanos, os valores democráticos e a diversidade dos indivíduos, com transparência e efetivo controle social”, diz o documento.

Conforme o material, as ideias estão baseadas em quatro eixos principais: social, desenvolvimento econômico e sustentável, urbanístico e da governança. Para conferir na íntegra, clique no link a seguir.

Propostas Ruy

De segurança pública ao combate a corrupção, da saúde à mobilidade: o que diz à oposição 

Wallber Virgolino (Patriota) – Identificado com valores conservadores e da direita, o deputado estadual Wallber Virgolino (Patriota) promete apresentar um plano de governo focado no combate à corrupção. O parlamentar foi responsável por levar à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), um pedido de impeachment do governador João Azevêdo (Cidadania) e da vice, Lígia Feliciano (PDT).

“Não adianta falar em mobilidade pública sem cessar a sangria da corrupção, não adianta falar em saúde em segurança, em educação, em programas habitacionais. Nós temos que criar mecanismos para combater a corrupção e zerar a máquina pública, que não pode ser uma máquina de leite, como é na máquina atual e como foi nas outras gestões”, disse.

Virgolino também destaca a necessidade de reestruturar as unidades de pronto atendimentos, no âmbito da saúde, e a guarda municipal na segurança pública na Capital. “Vamos capacitar, reforçar, capacitar e equipar para que ela atue ao lado da PM, no âmbito municipal, prevenindo ocorrências. Vamos capacitar, reforçar e preparar essas pessoas para ajudar a combater a corrupção e sem esquecer a atribuição que é o município”, disse.

Nilvan Ferreira (Sem partido) – O apresentador e radialista tem fortalecido as visitas aos bairros para ouvir as demandas de eleitores. Em mensagem à reportagem, ele destacou que pretende focar suas propostas nas áreas de saúde, educação, transportes públicos e mobilidade. “Eu tenho conversado com diversos segmentos da nossa cidade e a percepção que tenho recebido é a de que precisamos nos próximos anos dar resposta muito fortes a essas três questões essenciais na vida do pessoense”, disse.

Para ele, uma das ideias é fortalecer as unidades de saúde da família para desafogar as unidades de pronto atendimento. “No redesenho do nosso modelo de atenção básica, a ideia é de garantir que algumas unidades (em bairros estratégicos e com maiores demandas) funcionem até as 19 horas. Em outros casos (bairros específicos que são distantes de upas é que são estratégicos demograficamente) a gestão precisa ampliar a estrutura que já existe e botar pra funcionar 24 horas. Existe uma experiência muito vitoriosa como essa na cidade de Recife e com bons resultados”, explicou

O apresentador também considera que a Capital está atrasada no quesito mobilidade urbana e promete apresentar um plano robusto aos pessoenses, com o objetivo de angariar recursos e proporcionar a expansão do sistema, tendo o transporte público como o principal eixo. “É o dever de casa número um. Somos, talvez, a única Capital que ainda não tem um plano de mobilidade que tenho colo eixo o transporte público, a segurança viária, um estudo profundo a pequeno, médio e longo prazos sobre o nosso padrão de expansão de intervenções de vias, o transporte não motorizado, além da integração intermodal do nosso sistema”, sugeriu.

Cabo Gilberto (Aliança) – Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o deputado estadual admitiu recentemente que pode disputar a prefeitura se houver uma determinação do presidente. O parlamentar tem se notabilizado por um viés voltado à segurança pública, mas tem feito críticas a setores da gestão Cartaxo. Recentemente, ele foi às redes sociais pedir à prefeitura uma solução para o problema do lixo nas ruas da Capital. O deputado também está focado na causa dos policiais que solicitam reajuste salarial do Governo do Estado.

“Estou fazendo meu papel como apoiador do presidente. Nossa missão é na Assembleia, agora se existir uma determinação do presidente, se ele determinar que saiamos como candidato a prefeito, eu irei cumprir a determinação”, resumiu em entrevista recente.

Em mensagem à reportagem, ele destacou propostas às áreas da saúde (agilidade na marcação de exames e cirurgias), mobilidade urbana (investimentos e construção de vias de acesso) e sustentabilidade (plantação de novas áreas verdes para melhorar a qualidade de vida das pessoas).

O parlamentar deu destaque à guarda municipal da Capital, que segundo ele é essencial para o primeiro milhão de habitantes da cidade: “Sabemos que não é competência do prefeito, e sim do governo estadual, mas é responsabilidade de todos, e no meu entendimento o governo municipal não dá a devida atenção à guarda municipal. Precisamos equipar melhor a guarda municipal, dar mais viaturas, melhorar tudo o que for possível”, ressaltou.

Raoni Mendes (DEM) – Confirmado recentemente como pré-candidato do Democratas na sucessão pela PMJP, o ex-vereador Raoni Mendes fala em ‘plano de metas’ a ser apresentado na efetivação da candidatura.

O plano vai focar em três eixos principais: 1) Redução do gasto público, via modernização, desburocratização e informatização dos procedimentos; 2) Especial cuidado com a saúde pública, com foco na valorização do servidor de modo a atender dignamente a população. 3) Valorizar e priorizar a educação com foco no treinamento dos professores e na qualidade do ensino.

“Vamos iniciar uma consulta pública de construção de plano de metas, com a sociedade civil organizada e com os pessoenses, então passaremos a construir juntos a várias mãos e corações, esse plano de metas para João Pessoa”, considerou.

Gervásio Maia (PSB) –  Alçado como o nome do PSB na disputa pela PMJP ainda em dezembro do ano passado, depois de a Operação Calvário ter alcançado o ex-governador Ricardo Coutinho, que era considerado o nome ‘natural’ da legenda, Maia também citado nas investigações.

Ainda assim, o PSB iniciou no ano passado o seminário ‘diálogos João Pessoa do século XXI’. Na ocasião, Gervásio Maia destacou que o objetivo da legenda é ouvir as demandas da periferia para propor um plano de governo que “pense” sobre o futuro da cidade.  “O nosso partido tem essa característica de interação, de construção das pautas ao lado do povo. Foi dessa forma que Ricardo Coutinho governou, ao lado do povo”, disse na época.

Wilson Filho (PTB) – Em dezembro do ano passado, o deputado citou mobilidade urbana e saúde como dois dos principais gargalos enfrentados pela população da Capital ao ler lançado pré-candidato a prefeito numa aliança com o Podemos. “A população cobra do gestor solução para os problemas e se o gestor não apresenta essa solução, muda-se o gestor”, disse.

Em material enviado à reportagem, Filho destacou ideias relacionadas à eficiência na gestão, mobilidade urbana, saúde, coleta seletiva do lixo e erosão na barreira do Cabo Branco. Sobre o lixo, ele deseja apresentar uma ideia que enseja no controle mais rigoroso do serviço oferecido à população. “Vamos estabelecer cláusulas mais rígidas com as empresas responsáveis pela limpeza urbana, para garantir previsibilidade no horário de passagem dos veículos. Também vamos trabalhar para criar coleta seletiva nos bairros, com o emprego de catadores urbanos na coleta feita em galpões da prefeitura. Com isso, daremos resposta a uma chaga social que vemos no dia a dia e ainda traremos ganhos para o meio ambiente”, informou o parlamentar. Para conferir a propostas na íntegra, clique no link abaixo.

Propostas Wilson Filho

Uma decisão recente do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o sequestro dos bens do deputado federal Wilson Santiago (PTB), o pai, investigado na Operação Pés de Barro. Ele é acusado de ter sido beneficiado com parte dos recursos destinados à construção de uma adutora na cidade de Uiraúna. A Polícia Federal suspeita que o parlamentar oculta patrimônio adquirido de forma ilegal no nome dos filhos. Por isso, a decisão que determinou o sequestro de bens alcança também os filhos, inclusive o deputado Wilson Filho. Por meio de nota enviada à imprensa, Santiago contestou as acusações e alegou inocência.

Em mensagem enviada à reportagem, após a publicação, Wilson Filho disse que o nome dele não é citado em ‘qualquer investigação’, conforme dizia o texto anteriormente em referência à decisão judicial do ministro Celso de Mello. (Reportagem atualizada às 16h57min*)

Novos nomes

Outros partidos também deverão, em breve, anunciar seus pré-candidatos à PMJP. A expectativa é que o partido do governador João Azevêdo, o Cidadania, tenha um representante na corrida eleitoral. Recentemente, o vereador Bruno Farias, além de confirmar este cenário, se colocou à disposição da legenda. “Eu sou um tarefeiro do partido e aceito as missões que me são confiadas pelos companheiros. Particularmente, me sinto pronto, preparado e maduro para assumir a missão de debater uma cidade com os desafios e as complexidades de João Pessoa”, disse.

Candidaturas – Segundo o calendário eleitoral, os registros de candidaturas devem ser protocolados na Justiça Eleitoral, via internet, até as 23h59 do dia 14 de agosto. Por meio físico, os requerimentos devem ser protocolados até as 19h do dia 15. Caso os partidos políticos não tenham apresentado, dentro desses prazos, o requerimento de registro de candidatos escolhidos em convenção, os próprios candidatos poderão fazê-lo, pessoalmente, até o dia 20 de agosto. No dia 16 de agosto, passa a ser permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet, onde as propostas dos candidatos devem ser difundidas prioritariamente.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba