Eleições

DOBRADINHAS: Polêmica Paraíba projeta quais serão os Prefeitos que poderão sair candidatos a Deputado em 2026, graças a vitória de seus sucessores

A maior forma de reconhecimento da qualidade da gestão de um Prefeito é quando ele consegue se reeleger. A confirmação da força desse projeto se finda quando o Gestor consegue eleger o seu sucessor, ratificando os oito anos de mandato na continuação do seu grupo político.

Arte: Marcelo Jr

A maior forma de reconhecimento da qualidade da gestão de um Prefeito é quando ele consegue se reeleger. A confirmação da força desse projeto se finda quando o Gestor consegue eleger o seu sucessor, ratificando os oito anos de mandato na continuação do seu grupo político.

Na eleição de 2022, tivemos a vitória de Deputados Estaduais e Federais que trilharam o caminho de conseguir eleger os seus sucessores e que com a ajuda dos seus indicados, se tornarem parlamentares.

Os casos mais recentes foram os dos Deputados Estaduais Gilbertinho, ex-Prefeito de Lagoa e João Paulo, ex-Prefeito de Boqueirão e do Deputado Federal Romero Rodrigues, ex-Prefeito de Campina Grande.

Nessa matérias nós iremos mostrar Prefeitos que estão cotados a sair candidatos a Deputados em 2026, e que precisam eleger os seus sucessores para que consigam a vitória daqui a menos de três anos.

Arte: Marcelo Jr

Charles Camaraense – Cuité: A família Camaraense vem galgando cada vez mais espaço na política paraibana. O Prefeito Charles foi candidato pela primeira vez em 2014, quando ficou na suplência da Assembleia. Camaraense se elegeu Prefeito em 2016, derrotando o candidato da então Prefeita Euda Fabiano.

Após se reeleger em uma disputa contra a própria Euda em 2020, Charles demostrou sua força política nas últimas eleições, ao ser o principal cabo eleitoral da filha Rafaela que ficou como suplente de Deputada Federal com mais de 43 mil votos, sendo que mais de 7 mil vieram só de Cuité.

O Prefeito já afirmou em uma entrevista que sairá candidato a Deputado em 2026, só ainda não sabe se será Estadual ou Federal. E tentará ter ainda mais chances de vitória com a pretensão de eleger candidato do grupo para a sucessão em 2024, que será seu sobrinho, Caio Camaraense.

Nobinho – Esperança: Nobinho é o grande nome da cidade de Esperança nos últimos 15 anos. Eleito Prefeito em sua primeira disputa no ano de 2008, o Prefeito não pode se candidatar a reeleição em 2012, mas retornou em grande estilo ao derrotar o então Prefeito Anderson Monteiro.

Após se reeleger em 2020, existiram rumores que Nobinho poderia sair candidato a Deputado Federal nas últimas eleições, mas isso não se confirmou. Com as respectivas vitórias e os bons números de seus candidatos em 2022, é provável que o Prefeito possa disputar algum cargo em 2026.

Os nomes postos a sucessão de Nobinho no momento são o empresário Helbert Delgado, o atual vice-prefeito, Edmilson Lopes, e a presidente da Câmara de Vereadores, Raquel Núbia.

Dr.Jarques – São Bento:  Estreante nas eleições de 2016, Jarques conseguiu acabar com uma dinastia na cidade, na época com apoio do ex-Prefeito Márcio Roberto em uma disputa contra o então Prefeito e sobrinho de Galego Souza, Gemilton Souza.

O Prefeito se reelegeu em 2020 contra Galego Souza, ratificando a força política de um gestor estreante, que demonstrou ser uma das grandes lideranças do sertão e um dos representante da nova geração da política paraibana.

O candidato de Jarques já está definido, no nome do empresário Gerfeson Carnaúba. Em entrevista ao Polêmica Paraíba, o Prefeito afirmou não ter um plano para 2926, mas que se for da vontade do grupo, iremos sentar com os aliados e com o Governador, para buscar o melhor para São Bento e para o sertão do estado.

Anna Lorena – Monteiro: A trajetória política da Prefeita começou antes mesmo dela nascer. Filha de Francisco de Assis Neves Nóbrega, mais conhecido como Doutor Chico que foi Prefeito da cidade entre 1988 e 1992 e neta de José Leite de Sousa, ex-prefeito e ex-deputado estadual, Anna Lorena se elegeu Vereadora em sua primeira eleição no ano de 2012.

Na eleição seguinte se torna Prefeita ao derrotar o ex-Vereador Conrado, que havia perdido o pleito de 2012 para Edna Henrique. Lorena se reelege em 2020 em uma disputa contra a filha de Edna e João Henrique, Micheila Henrique.

A Prefeita afirmou que se for convocada pelo PSB, poderá disputar o pleito de 2026. Os nomes cotados para às eleições do próximo ano são, Ana Paula Morato (secretária de Saúde) e o ex-candidato a prefeito e Vereador Conrado.

Olivânio Remígio – Picuí: Olivânio foi Vereador de Picuí por três mandatos até tentar ser Deputado Estadual, ficando na suplência em 2014. No pleito de 2016, o até então candidato a Prefeito teve que enfrentar Renan Germano, que contava com apoio de seu irmão e então Deputado Estadual Buba Germano, do Prefeito Acácio Araújo e de 08 vereadores.

Mesmo lutando contra a máquina pública, Olivânio saiu vencedor ao atingir 54,79% dos votos. Reeleito em 2020 contra Gilma Germano, o provável candidato do grupo deve ser o Vice-Prefeito Lucas Marques.

Rxistem rumores que o Prefeito possa sair candidato a Assembleia em 2026, se Chió que foi o seu candidato nas últimas eleições, decida disputar a Câmara Federal.

Arte: Marcelo Jr

Daniel Galdino – Piancó: Filho da ex-Prefeita Flávia Galdino, Daniel disputou e venceu sua primeira eleição ao derrotar o então Prefeito Sales Lima em 2016.

Reeleito nas últimas eleições com uma votação tranquila, o Prefeito definiu que o seu candidato será o Secretário de Finanças, Júlio Eduardo, que irá disputar o pleito pelo PSB e contará com o apoio do governador do estado. A força da família Galdino credenciam Daniel Galdino a se tornar o nome do Vale do Piancó na Assembleia em 2026.

Marcos Eron – Monte Horebe: Marcos Eron foi Vereador por dois mandatos, até disputar a Prefeitura em 2012 ficando na terceira colocação. No pleito seguinte conseguiu derrotar a então Prefeita Claudia Dias.

O Prefeito foi reeleito em 2020 com mais de 80% dos votos, retificando o trabalho do primeiro mandato. As informações que circulam é de que a Vereadora e sus sobrinha Mayara Nogueira seja a candidata do grupo em 2024.

Em entrevista Eron afirmou que tem o sonho disputar a Assembleia em 2026, e isso pode ser facilitado com seus aliados Taciano Diniz podendo se candidatar a Deputado Federal e Hugo Motta possivelmente disputando o Senado em 2026.

Luciene Gomes – Bayeux: Após ser alçada ao posto de Prefeita após a cassação de Berg Lima, Luciene Gomes foi eleita em 2020 em uma disputa muito apertada que contou com oito candidatos.

A candidata de Luciene a sucessão em 2024 será Tacyana Leitão, esposa do Deputado Estadual Felipe Leitão, que pode retribuir o apoio a esposa nas próximas eleições, se tornando um cabo eleitoral pela disputa de Luciene a Assembleia.

Segundo Domiciano – São José do Sabugi: Vereador pois dois mandatos, Segundo Domiciano foi eleito Prefeito pela primeira vez em 2016 em uma eleição tranquila ao atingir 84,99% dos votos.

A aprovação da gestão fez com que o Prefeito não tivesse oposição em 2020 e fosse o único Prefeito entre todas às 223 cidades da Paraíba, a ser eleito sem ter um adversário. Os rumores da imprensa afirmam que o candidato de Segundo só será anunciado no ano que vem e que o Prefeito possa sair candidato a Deputado em 2026, devido aos números expressivos em suas vitórias.

Doutor Verissinho – Pombal: Abmael de Sousa Lacerda, mais conhecido como Doutor Verissinho, foi eleito Prefeito pela primeira vez em 1996, se reelegendo nas eleições de 2000. Após ter sido eleito Deputado Estadual em 2006 e ter desistido da reeleição em 2010, por ter seu pedido de registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em função de contas rejeitadas no período em que foi prefeito de Pombal, Verissinho volta a disputa em 2016, enfrentando Paulo Fragoso, candidato apoiado por Pollyanna Dutra, voltando pela terceira vez a prefeitura de Pombal.

Reeleito em 2020 em uma disputa contra a irmã de Pollyanna, Verissinho recentemente anunciou que o seu Vice, Galego da Gavel será o candidato do grupo em 2024 e confirmou sua filiação ao Republicanos, o que indica uma volta a disputa pela Assembleia em 2026.

Arte: Marcelo Jr

Nelinho Costa – Cacimba de Dentro:  Nelinho começou sua carreira política no ano de 2008, sendo eleito Vice-Prefeito na chapa de Edmilson Gomes de Souza. Nas eleições seguintes, disputou a Prefeitura pela primeira vez contra o próprio Edmílson, perdendo o pleito em uma disputa acirrada.

Nelinho voltou em 2016, se tornando Prefeito ao vencer Marcos Firmino em uma eleição decidida nos mínimos detalhes. Costa foi reeleito  em uma nova disputa contra Edmílson Gomes, saindo vitorioso com uma votação mais tranquila que no pleito anterior. Foi o prefeito mais votado da história de Cacimba de Dentro tendo precisamente 6.383 votos (58,41%) contra 4.545 votos (41,59%) de Edmilson.

O presidente da Câmara Municipal, Pollyanno Henrique aparece como favorito para ser o escolhido do grupo e a forte aprovação coloca o nome de Nelinho como um dos postulantes a Assembleia em 2026,

Neto Nepomuceno – Barra de Santa Rosa: Sempre sendo envolvido no meio politico direto ou indiretamente, por causa do seu pai, Neto teve sua primeira experiência na política, se candidatando a Prefeito em 2012, ficando muito perto de se eleger, atingindo 49,58% dos votos.

Em 2016, Neto mais uma vez disputou a prefeitura se elegendo com tranquilidade, tendo uma das maiores votações da história de Barra de Santa Rosa, se tornando Prefeito com apenas 32 anos. Em 2020, se reelege, ratificando a marca do ótimo trabalho da sua gestão a frente da cidade.

Neto afirmou que sairá candidato a Deputado Estadual desde o ano passado e que o Curimataú precisa de um representante na Assembleia.

Tota Guedes – Pedra Lavrada: Tota Guedes já está em sua terceira passagem como Prefeito de Pedra Lavrada. No cargo entre 2005 e 2012, Tota também foi Presidente da Famup que é a associação que luta pelos direitos dos municípios.

Após perder o pleito de 2016, Guedes volta a Prefeitura em 2020, derrotando o então Prefeito Jarbas Melo. Todas essas vitórias e força política credenciam o nome do Prefeito a disputa para a Assembleia em 2026.

Cicero do Carmo – Alcantil: Cícero do Carmo teve sua primeira disputa política no ano de 2018, quando foi candidato a Deputado Federal em 2018, ficando como suplente. Em 2020, o jovem Cícero derrotou o Prefeito Milton Rodrigues, ao atingir 53,75% dos votos.

A juventude e o lastro político em pouco tempo de carreira, colocam o Prefeito como alguém que pode surpreender em 2026.

Francinildo Pimentel – Alagoa Nova:  Francinildo Pimentel é filho de uma família de agricultores e já era um empreendedor respeitado na cidade, quando decidiu concorrer pela primeira vez a um cargo público, sendo candidato a vice-prefeito pelo MDB em 2016, ficando na segunda colocação, obtendo ao lado de Junior 5.766 votos.

Em 2020 lança seu nome na disputa a prefeitura de Alagoa Nova, filiado ao Cidadania, vencendo o atual Prefeito Aquino Leite (PSDB), conseguindo a maior votação da história política da cidade com 8.286 votos.

A alta aprovação em recentes pesquisas demonstram que Francinildo pode sair candidato a Deputado nas próximas eleições.

Arte: Marcelo Jr

Emerson Panta – Santa Rita: Emerson Panta é integrante de uma das famílias mais tradicionais da política de Santa Rita. Sua primeira grande experiência foi como candidato a Vice-Prefeito em 2012 na chapa encabeçada por Adones. Após atingir mais de 26 mil votos na disputa pela Câmara Federal em 2014, Panta vence sua primeira disputa para Prefeito no pleito de 2016, derrotando o então Deputado Estadual Zé Paulo.

Reeleito em 2020, Panta tem os nomes de Rafael Monteiro, atual secretário de saúde e chefe de gabinete da gestão e de Flávio Panta, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência e Tecnologia como possíveis indicados.

Emerson pode sair candidato em 2026 no lugar da esposa Jane ou ainda alçar uma nova disputa pela Câmara Federal.

Kayser Rocha – Solânea: Kayser Rocha foi candidato a Prefeito em 2008, perdendo a disputa em uma eleição bastante acirrada contra Chiquinho. No pleito seguinte foi eleito Vice-Prefeito na chapa de Beto do Brasil. Apoiado por Beto, Rocha se elegeu Prefeito em 2016 ao atingir 53,96% dos votos.

Em 2020 os ex-aliados s enfrentaram e Kayser levou a melhor sobre Beto de forma categórica com 67,27% dos votos, contra 28,71% do ex-Prefeito.

Alguns nomes já são especulados para serem o sucessor de Kayser. Entre ele está Edvanildo Júnior, candidato a prefeito em 2012 e atual vice-prefeito. Segundo informações da imprensa local, ele é o favorito de Kayser para continuar o legado de seu grupo político na cidade e que pode dar a Rocha a ajuda necessária para uma possível candidatura em 2026.

Fabio Tyrone – Sousa: Fabio Tyrone Braga de Oliveira havia fundado em 1994, a distribuidora alimentícia Pau Brasil, que em pouco temo, já havia se tornado uma das moires empresas do ramo na Paraíba. Tyrone e seu grupo conseguiram de forma surpreendente destronar os Gadelhas do poder em 2008, numa eleição que foi decidida por apenas 121 votos.

O Prefeito decidiu não disputar a reeleição em 2012, retornando em grande estilo no pleito seguinte derrotando o então Prefeito André Gadelha. Fábio confirmou sua força no Vale dos Dinossauros ao ser reeleito em 2020 com 70,22% dos votos.

O favorito do grupo do Prefeito é o seu Vice, Zenildo Oliveira. Se Tyrnoe conseguir eleger Zenildo, tem grandes chances de ser eleito Deputado Estadual, pegando o exemplo de André Gadelha que ficou na primeira suplência mesmo sem estar no poder nos últimos 7 anos.

João Batista – Barra de São Miguel: João Batista foi Vereador entre 2009 e 2016, quando se elegeu Prefeito ao atingir 56,09% dos votos.

No pleito seguinte o Prefeito aumentou sua vantagem, se reelegendo contra a ex-Prefeita Luci com 61,17%. O Prefeito confirmou que o nome do Professor João Paulo França é um forte candidato para disputar a prefeitura municipal em sua sucessão, o que pode trazer a musculatura necessária para uma possível disputa em 2026.

Adriano Wolff – São Sebastião do Umbuzeiro:  O Prefeito gere a AMCAP e afirma que já existe um projeto em curso para 2026, “Temos acesso a todos os prefeitos e vamos buscar apoio do presidente da Assembleia pra passar umas bases pra que possamos alcançar nossos objetivos e chegar à assembleia”.

“Acredito que o que nós conseguimos fazer aqui no Cariri junto a associação dos municípios, fortalecendo, aumentando os filiados, saímos de 9 pra 29, conseguimos unir os prefeitos, foi visto na reeleição do governador ano passado, conseguimos ações pontuais do governo para todos os municípios”.

Arte: Marcelo Jr

Carlinhos de Tião – Queimadas: José Carlos de Sousa Rego, mais conhecido como Carlinhos de TIão, se elegeu Prefeito em sua primeira disputa eleitoral no ano de 2008. Após ter perdido a reeleição em 2012, Carlinhos retorna em 2016, e derrota o então Prefeito Jacó Maciel que o havia vencido em 2012,

Reeleito em 2020 contra o mesmo Jacó, só que dessa vez em uma eleição bastante tranquila. Foi ventilado no meio político, que Carlinhos, irmão do ex-Deputado Estadual Doda de Tião, poderia sair candidato a Deputado Federal em 2026, o que foi negado pelo gestor em recente entrevista.

O Prefeito planeja lançar ainda este ano seu sobrinho Ricardo Lucena, conhecido como ‘Minho’, uma presença constante em reuniões, visitas e inaugurações ao lado do tio, como seu candidato em 2024.

Vitor Hugo – Cabedelo: Alçado a Prefeitura após o escândalo envolvendo Leto Viana, o até então Vereador Vitor Hugo se tornou gestor interino, e depois Prefeito em eleições suplementares. No pleito de 2020, o Prefeito se aliou a Mersinho Lucena, filho do Prefeito Cícero Lucena, em uma chapa que destronou os outros candidatos da cidade ao atingir 67,93% dos votos.

Após muita especulação, Vitor Hugo definiu que o Presidente da Câmara André Coutinho será o candidato da situação em 2024. Agora Presidente Estadual do Avante, é natural que o Prefeito tente se eleger em algum cargo no pleito de 2026, sendo o mais cotado a Câmara Federal, por sua força e capilaridade política.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba