Eleições

DESTAQUE PARA AS MULHERES: União Brasil prevê protagonismo nas eleições; confira os pré-candidatos a deputado federal pelo partido na PB

Continuando a série de matérias que o Polêmica Paraíba vem publicando com os ‘elencos’ dos partidos para as disputas de deputado federal e deputado estadual nas eleições deste ano, desta vez serão citados os pré-candidatos que deverão disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo União Brasil, partido originado a partir da fusão entre Democratas e PSL.

Aprovada oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro deste ano, a junção entre as duas siglas deixou o União Brasil com o título de partido de maior bancada na Câmara Federal à época, com 81 integrantes. Após o período de janela partidária, no entanto, o partido sofreu algumas perdas e hoje detém a terceira maior bancada da Câmara (empatado com o Progressistas), com 55 deputados federais.

Mas se a nível nacional o partido sofreu baixas, na bancada paraibana houve acréscimo. Além de Efraim Filho (ex-Democratas) e Julian Lemos (ex-PSL), o partido contou com o ingresso de Damião Feliciano (ex-PDT) nos seus quadros.

E dos três atuais integrantes, dois tentarão a reeleição: Julian e Damião. Já Efraim é pré-candidato ao Senado. Além disso, o partido conta com uma série de vereadores de Campina Grande, ex-prefeitos, a ex-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre outros, como pré-candidatos.

Ao todo o partido tem hoje 16 nomes. Dois deles ainda não foram divulgados pela legenda por questões estratégicas. Seu presidente estadual, Efraim Filho, destacou que a chapa do partido supera a cota mínima de mulheres para o cargo, que é de 30% do máximo de candidaturas possíveis. Neste caso, em vez de quatro (obrigatório), o partido tem hoje cinco pré-candidatas.

Até agosto, o União Brasil deverá definir quem serão os 13 pré-candidatos que disputarão o cargo. Segundo a legislação eleitoral, para o cargo de deputado federal na Paraíba, cada partido pode lançar 13 postulantes, que corresponde ao total de vagas (12) mais um. Efraim acredita que o partido tem potencial de eleger de dois a três deputados federais.

Confira a seguir a lista dos pré-candidatos que podem disputar uma vaga na Câmara Federal pelo União Brasil:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba