Articulação

Desistência de Pablo Honorato fará novos movimentos no xadrez político em João Pessoa; qual o rumo do PSOL?!

Com a desistência do então candidato Pablo Honorato (PSOL) à prefeitura municipal de João Pessoa, nesta quarta-feira (7), novos movimentos do xadrez político em João Pessoa já estão sendo analisados e podem ser conhecidos ainda hoje.

São três os mais prováveis rumos que o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) pode tomar daqui em diante: uma possível uma coligação com o PT, uma possível coligação com o PSB ou a substituição do nome de Pablo por outro candidato e a sigla permanecer na disputa.

Das três, a que ganha mais força seria a coligação com PSB. O que aumenta os rumores é o fato de que em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, a coligação “Campina Merece Ser Grande” é composta entre PSOL e PSB. A coligação tem como candidatos a prefeito e vice Olímpio Rocha (PSOL) e Sheylla Campos (PSOL), respectivamente.

Uma possível aliança poderia até gerar o nome do vice-prefeito na chapa de Ricardo Coutinho, que após o PT ter pedido negado para manter o Antônio Barbosa (PT) na chapa de Ricardo, tem até amanhã para fazer essa escolha.

Contudo, não se pode descartar uma coligação do PT, e tampouco a manutenção da candidatura do PSOL com outro nome. A decisão, deve ser conhecida ainda na tarde desta quarta-feira, já que o PSOL irá se reunir para definir seu futuro. A partir do que for decidido, o tempo de propaganda eleitoral dos candidatos envolvidos pode ser alterado.

Nesta quarta, foi conhecido o tempo de exibição que cada um dos candidatos a prefeito de João Pessoa terá na propaganda eleitoral gratuita. O PSOL tem 16 segundos de exibição de rádio e televisão.

Caso mantenha a candidatura, nada muda. Mas caso o PSOL se junte ao PSB, o tempo de Ricardo Coutinho aumentaria de 40 para 56 segundos. Se o PSOL se alinhar ao PT, o tempo de exibição de Anísio Maia (PT) aumentaria de 1 minuto e 15 segundos para 1 minuto e 31 segundos.

Essa alteração se dá ao fato de que 90% do tempo de exibição dos candidatos é oriundo da representação na Câmara dos Deputados que cada partido que compõe uma determinada coligação tem.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba