Derrotado na eleição, Aécio tem 77% dos votos no exterior

Em Toronto, no Canadá, 80,98% dos eleitores votaram no tucano.

aecio-300x224

Apesar da derrota no segundo turno das eleições, o candidato Aécio Neves (PSDB) foi o presidenciável que recebeu o maior número de votos dos eleitores brasileiros que moram no exterior. O tucano obteve 104.121 (77,02%) dos votos válidos contra 31.059 (22,98%) da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). Aécio venceu nos cinco maiores colégios eleitorais no exterior – Estados Unidos, Japão, Portugal, Alemanha e Itália. A votação ocorreu em 135 cidades de 89 países. Dilma só venceu em dez cidades, entre elas Havana, em Cuba. Ao todo, 354.184 eleitores estavam aptos a votar fora do País, mas os dados do TSE indicam um alto percentual de abstenção (59,79%).

Em Miami (EUA), o candidato do PSDB teve a sua votação mais expressiva, inclusive comparada com a dos Estados brasileiros, com 91,79% dos votos. A vitória se repetiu em outras cidades norte-americanas, como em Nova Iorque e Boston, onde Aécio foi escolhido por mais de 80% do eleitorado.

Em Toronto, no Canadá, 80,98% dos eleitores votaram no tucano. No país onde estão concentrados 12.911 eleitores brasileiros vive a designer Soraya Diniz, 36 anos, que participou do pleito. “Acho importante votar porque quero um Brasil melhor para minha família e meus amigos que ainda moram no País. A gente nunca sabe do amanhã. Pode ser que um dia ainda volte”, declarou.

Para escolher seu voto, Soraya disse que acompanhou os debates presidenciais pela internet. “Tive que filtrar bastante para não me influenciar pelas fofocas e baixarias que essas eleições trouxeram à tona”, acrescentou.

Entre os eleitores que vivem na Europa, o tucano recebeu 65,17% dos votos em Lisboa, 58,35% em Paris e 67,74% em Milão. Na América do Sul, Aécio ganhou da petista em Buenos Aires, capital da Argentina, com 57,92% dos votos, assim como em La Paz, capital da Bolívia, onde obteve 77,11% dos votos. Em Tóquio, no Japão, Aécio teve a sua candidatura impulsionada por 87% do eleitorado e em Xangai, na China, conseguiu 82,94% dos votos.

Dilma saiu vitoriosa em poucas localidades. A sua vitória mais folgada foi em Havana, Cuba, onde teve 86,73% dos votos. A petista ganhou ainda em Ramallah, na Palestina; em Porto Príncipe, no Haiti; em Praia, em Cabo Verde; em Abidjan, na Costa do Marfim; em Manila, no Filipinas; em Liubliana, na Eslovênia; em Amã, na Jordânia; em Kinshasa, na República Democrática do Congo; e em Córdoba, na Argentina.

Jornal do Comércio