eleições 2022

Deputado Jeová lamenta que atual governo não tenha nenhum projeto de aproveitamento das águas da transposição  

O atual governo do estado não tem nenhum projeto para agricultura familiar no entorno das águas do Rio Piranhas e isso é lamentável”, disse hoje (06), em pronunciamento durante sessão da ALPB, o deputado Jeová Campos (PT).

“Esse é um tema que me inquieta muito e que é uma pauta das mais importantes para o desenvolvimento sócio econômico da Paraíba, que é a questão da água e do real aproveitamento das águas do Projeto da Transposição do Rio São Francisco. Mas, infelizmente, a minha inquietação e protesto é saber que a água corrente no Rio Piranhas continua sem fomentar o desenvolvimento no sertão paraibano, cumprindo a principal missão sócio econômica deste projeto. O atual governo do estado não tem nenhum projeto para agricultura familiar no entorno das águas do Rio Piranhas e isso é lamentável”, disse hoje (06), em pronunciamento durante sessão da ALPB, o deputado Jeová Campos (PT).

O parlamentar disse que ontem visitou a barragem de Boa Vista e pôde observar o potencial extraordinário instalado da barragem cheia, que garante a perenização do Rio Piranhas, e que corta todo o eixo deste sertão até o Rio Grande o Norte. “Mas, infelizmente, essa obra iniciada pelo governo Lula e quase que totalmente finalizada no governo Dilma, que não o fez porque antes disso foi tirada do poder, não está cumprindo seu principal papel por falta de iniciativas de uso racional desta água. O atual governo não tem nenhum projeto para produção agrícola para que a Paraíba se liberte da dependência do consumo de frutas e hortaliças do vizinho estado de Pernambuco”, lamentou Jeová.

Jeová lembrou que muito se fala no Ramal do Piancó, mas, se ignora que mesmo tendo um rio perenizado no sertão, com água corrente abundante, não se tem um projeto de aproveitamento destes recursos hídricos. “O Ramal do Piancó será um importante vetor de desenvolvimento e segurança hídrica naquela região do Estado, mas, não podemos ignorar que já temos um rio perenizado no sertão, com água corrente abundante, é que isso está sendo desperdiçado”, alertou o deputado.

Para Jeová, qualquer governo que queira governar a Paraíba com seriedade precisa incluir essa pauta em seu programa de gestão. “Qualquer governo tem que apontar para o bom aproveitamento das águas do Rio São Francisco, com um projeto de produção, que tenha como fundamento melhorar as condições econômicas e sociais do povo paraibano que esperou tantos anos, tanto tempo para que essa água pudesse trazer alento e esperança. O atual governo da Paraíba foi inerte, ausente e distante porque ele não desenvolveu nenhum projeto para a Transposição no curso do Rio Piranhas. Seja quem for o futuro governador da Paraíba, ele terá que ter um olhar para essa questão”, destacou Jeová, lembrando que o Rio Grande do Norte já está fazendo isso.

“Para os candidatos a deputado que estão nesta disputa, faço um apelo, para que continuem a defender essa causa. O difícil foi construir um túnel de 15 km para poder trazer a água do Ceará para a Paraíba, era o maior desafio desta obra, e o ex-presidente Lula fez. As barragens de Boa Vista e Caiçara Lula e Dilma fizeram. A barragem de Mouros Lula fez. O túnel Cuncas II Dilma fez e inaugurou. Dói ver essa estrutura toda feita e não ser aproveitada, isso é inadmissível”, finalizou Jeová.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria