Reação

DEFESA DA DEMOCRACIA: João Azevêdo e parlamentares paraibanos repudiam ameaça de Eduardo Bolsonaro

O governador João Azevêdo (PSB) protestou, nesta quinta-feira (31), contra a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) acerca da possível volta do AI-5 em caso de 'radicalização' da esquerda.

O governador João Azevêdo (PSB) protestou, nesta quinta-feira (31), contra a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), que sugeriu a volta do Ato Institucional número 5 (AI-5), em caso de ‘radicalização’ da esquerda. Em carta assinada por todos os governadores do Nordeste, Azevêdo repudiou a ameaça do filho do presidente e defendeu a democracia. “Os governadores do Nordeste repudiam ameaças autoritárias, a exemplo da absurda sugestão de edição de um novo AI-5. Defender a democracia é fundamental para que haja paz e prosperidade no Brasil. Ditadura nunca mais”, escreveram.

Parlamentares federais paraibanos, de esquerda e de direita, também protestaram contra a fala de Eduardo, através das redes sociais. “A declaração de @BolsonaroSP além de irresponsável é criminosa. Atentar contra democracia só demonstra o desrespeito do presidente e seu grupo com povo brasileiro as instituições. Evocar um novo AI-5 é crime. O melhor caminho para Eduardo Bolsonaro é conselho de ética da Câmara”, escreveu Gervásio Maia (PSB).

O tucano Pedro Cunha Lima defendeu as liberdades individuais.  “Sobretudo em momentos de polarização e acirramento ideológico, temos a obrigação de cultuar e proteger as liberdades individuais, a democracia, a tolerância, o não uso da violência. Nosso repúdio à fala do dep Eduardo Bolsonaro que prega o contrário, na arbitrariedade do AI-5”, disse.

O deputado governista Julian Lemos (PSL) também criticou a entrevista de Eduardo e defendeu a democracia. “Sou contra qualquer instituição que venha tirar o direito das pessoas de se manifestar. Não estou querendo fazer jogo duplo, mas estou aqui afirmando que sou democrático e assim serei”, divulgou.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB) classificou como ‘inadmissível’ o teor da entrevista do filho de presidente. “Temos que reagir a esta irresponsabilidade. Não vamos aceitar, não vamos conceber e estaremos vigilantes a este tipo de postura”, disse. “São inclinados claramente e nunca negaram de reimplantar no país golpe e ditadura. Nós não vamos aceitar, não vamos conceber”, finalizou o parlamentar.

Até mesmo o presidente Jair Bolsonaro (PSL) criticou a fala de Eduardo. Em entrevista à imprensa, na porta do Palácio do Alvorada, o presidente disse que ‘lamenta’ o pensamento do filho e que acrescentou que ‘está sonhando’ quem deseja a volta do AI-5.  Quem quer que seja que fale em AI-5, está sonhando. Está sonhando! Não quero nem que dê notícia nesse sentido aí”, disse.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba