PESQUISA

DATAFOLHA: Lula aparece com 45% e Bolsonaro com 32% das intenções de voto

Uma nova pesquisa Datafolha, encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, foi divulgada nesta quinta-feira (1), e mostra o ex-presidente Lula (PT) liderando a corrida presidencial com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Ciro Gomes (PDT) tem 9% e Simone Tebet (MDB) tem 5%.

Em relação à ultima pesquisa do Datafolha, publicada em 18 de agosto, Lula oscilou dois pontos para baixo, Bolsonaro se manteve estável, Ciro oscilou dois pontos para cima e Tebet cresceu três pontos percentuais –ela foi a única dos quatro candidatos a variar para além da margem de erro.

A pesquisa ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00433/2022.

Pesquisa estimulada

Na pesquisa estimulada é apresentada uma lista para que os entrevistados escolham alguma(s) das alternativas. Lula caiu dois pontos e apareceu com 45%, já Bolsonaro se manteve com 32%. Ciro cresceu de 7% para 9% e Tebet de 2% para 5%. Felipe d’Avila se manteve com 1%, já Soraya Thronicke e Pablo Marçal saíram de 0% para 1%. Vera, Sofia Manzano, Eymael, Léo Péricles e Roberto Jefferson não pontuaram. Votos brancos e nulos caíram de 6% para 4%. Não sabem ou não responderam continuam com 2%.

Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula aparece com 40% das intenções de voto; e Bolsonaro, com 29%. Ciro foi citado por 4%; e Simone Tebet, por 2%. Votos brancos e nulos somam 6%. Não sabem ou não quiserem responder somam 17%.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba