MANIFESTAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

CRIVELLA CONTRA HQ: 'A cena apenas descreve um momento de ternura entre dois personagens', diz desenhista de 'Vingadores: A cruzada das crianças'

Ilustrador britânico Jim Cheung diz que notícia causou 'surpresa'

Desenhista de “Vingadores: A cruzada das crianças”, o britânico Jim Cheung se manifestou em suas redes sociais sobre a tentativa do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, de recolher as cópias existentes do álbum da Marvel à venda na Bienal do Livro. Em uma mensagem em seu perfil no Instagram, ele se disse “surpreso” ao saber da notícia: “Para quem não conhece o trabalho de 2010, a controvérsia envolve um beijo entre dois personagens masculinos”, escreveu ele no texto, ilustrado por imagens de rascunhos e desenhos da história.

Cheung, que assina o vulume com o roteirista americano Allan Heinberg, continua escrevendo que não sabe o que levou o prefeito a procurar uma obra com quase uma década de publicação e que já estava à venda há muitos anos: “Mas posso dizer honestamente que não havia motivação ou agenda ocultas por trás da obra na promoção de um estilo de vida específico, nem no direcionamento de um público único. A cena apenas descreve um momento de ternura entre dois personagens que estão em um relacionamento estabelecido”.

O ilustrador britânico, conhecido por seu trabalho desenhando histórias e capas para revistas da Marvel e DC, diz que sua paixão é “contar histórias”. E continua:”Histórias de grande heroísmo, compaixão e amor, com personagens tão autênticos e diversos quanto possível. Personagens que retratam todos os estilos de vida e cores, sejam pretos ou brancos, marrons, amarelos ou verdes”.

O desenhista diz ainda que o fato de Crivella destacar um livro que tem quase dez anos talvez mostre que o prefeito “pode estar fora de contato com os tempos atuais”: “A comunidade LGBTQ está aqui para ficar, e eu não tenho nada além de amor e apoio para aqueles que continuam lutando pela validade e uma voz a ser ouvida”.

Ao encerrar sua mensagem, ele manda um recado aos brasileiros: “Espero que o povo bonito do Brasil, a nação maravilhosamente diversa e orgulhosa, enxergue através desse ‘barulho’ político e coloque seu foco na luz e nas maneiras de se unir, em vez de ajudar a semear as sementes do conflito e da divisão”, conclui.

https://www.instagram.com/p/B2FPJfen2ux/?utm_source=ig_embed

Fonte: O Globo
Créditos: O Globo