eleições 2022

CRAQUES NOS BASTIDORES DAS ARTICULAÇÕES: com a aproximação do pleito, conheça os estrategistas e analistas políticos da Paraíba

Com a aproximação das eleições de 2022, os candidatos já iniciam o processo de interação e organização, para que possam dialogar sobre a campanha eleitoral. Geralmente, o publicitário cria as peças de campanha e o político é o estrategista e articulista.

Cada candidato precisa de um bom estrategista, para criar as estratégias da campanha; isso significa a busca de benefícios e o ato de posicionar adequadamente o competidor no mercado eleitoral.

Empresas privadas precisam de estrategistas para conquistar clientes, candidatos precisam de estrategistas para conquistar eleitores. Um produto só adquire competitividade caso esteja adequadamente posicionado no mercado. Os políticos só conquistam eleitores, caso estejam adequadamente posicionados no mercado político.

É importante deixar claro que os eleitores, que são também consumidores, estão diante de muitas opções, podendo ter diferentes preferências e até mudar de ideia. Fatores emocionais e racionais podem influenciar na escolha que o eleitor irá fazer.

O estrategista precisa olhar além, criar uma boa ideia considerando todas as conjunturas atuais e até as que estão por surgir.

 

Na Paraíba, muitos estrategistas já se preparam para o pleito deste ano, confira alguns nomes de força no estado:

 

 

Marcone Maia / UB – Assessor do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima.

Hervázio Bezerra – Deputado Estadual (PSB). Hervázio Bezerra foi vereador de João Pessoa por cinco mandatos e secretário de Saúde da Capital entre 2000 e 2004. Ingressou na Câmara Municipal da Capital pela primeira vez em 1993, onde foi presidente por dois períodos. Já em 2011, Hervázio deu sequência a sua vida política no parlamento estadual e retornou em 2015. Na Assembleia Legislativa da Paraíba integrou as principais Comissões temáticas, a exemplo da Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional e foi relator da Lei Orçamentária Anual.

George Coelho – Presidente da Famup.

Ruy CarneiroDeputado Federal do (PSDB). Formado em Administração de Empresas pelo IPÊ, em João Pessoa, teve sua primeira atividade política ainda jovem, no Colégio Anglo-Americano, do Rio de Janeiro, onde presidiu o Grêmio Estudantil. A história de sua família sempre foi intensa, com vários nomes em cargos públicos de destaque na história da Paraíba. Entre eles, estão o Senador Rui Carneiro e os deputados Janduhy Carneiro e Carneiro Arnaud.[3] Ruy Carneiro começou sua carreira no serviço público sendo eleito vereador de João Pessoa por dois mandatos consecutivos, de janeiro de 1993 até janeiro de 1999. Consolidado como um dos vereadores mais atuantes de João Pessoa, Ruy Carneiro disputou, nas Eleições de 1998, uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, para assim ampliar suas ações para todo o Estado. Reconhecido por todos paraibanos pelo seu trabalho, foi a reeleito como Deputado Estadual em 2002 e 2006.

Radomécio Leite – Executivo do Porto, do Partido Republicanos-PB. Atualmente é Diretor Vice-presidente do Porto de Cabedelo e atua na área política desde 2006, já tendo trabalhado nas campanhas majoritárias e proporcionais de 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e 2020.

Nonato Bandeira – Jornalista e Secretário de comunicação da Paraíba.  Secretário de Governo desde o início Governo João Azevêdo, Nonato Bandeira assumiu a Secretaria de Estado da Comunicação Institucional em agosto de 2019. Tem 54 anos de idade, dos quais 21 exercendo o jornalismo na área privada. É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba e já ocupou as diversas funções nas redações paraibanas, de revisor a editor geral. Exerceu a presidência da Associação Paraibana de Imprensa, militou no movimento estudantil e sindical, além de coordenar a implantação de rádios comunitárias e ser o responsável pelo projeto que originou a primeira televisão pública da Paraíba, a TV Assembleia.

Na área pública, Nonato Bandeira foi secretário de Comunicação e Chefe de Gabinete da Prefeitura de João Pessoa e do Governo da Paraíba. Também ocupou a vice-prefeitura de João Pessoa, eleito em 2012.

Dr. Jarques Lúcio – Prefeito de São Bento. Médico de formação e atuação, Dr. Jarques Lúcio nasceu em João Pessoa, sendo filho do saudoso médico São Bentense Dr. Jarques Lúcio da Silva, Jarques Lúcio da Silva II cresceu e viveu no sertão da Paraíba, inicialmente em São Bento e Catolé do Rocha, seguindo, por motivos de estudos, pra campina Grande e João Pessoa. Sempre esteve presente no município de São Bento, onde recebeu com muito carinho e amor o Título de Cidadão São-bentense, este proposto pelo vereador Josué Junior.

Carlos Batinga – Ex-deputado. Tem formação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba. Com especialização em Planejamento de Transportes pela Universidade Federal de Pernambuco, é um dos mais renomados profissionais da área, tendo trabalhado em João Pessoa, Salvador e Natal.

Hermano Wanderley – Assessor do deputado Adriano Galdino.

Efraim Morais –Efraim de Araújo Morais GOMM é um engenheiro civil e político brasileiro filiado ao Democratas. Foi presidente da Câmara dos Deputados, além de senador pela Paraíba e deputado estadual pelo mesmo estado.

Neto Franca – MDB. Ex-diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae Paraíba.

Alexandre Braga – Ex-prefeito de Conceição, na Paraíba.

Renato Feliciano – Presidente estadual do PDT.

Anselmo Castilho – Natural de João Pessoa, Anselmo Castilho é formado em Ciências Sociais e Direito.

Advogado, militante junto aos Movimentos Social e Sindical desde 1995, Anselmo carrega em seu currículo a passagem por importantes cargos da administração pública e de direção nas diversas entidades classistas da qual milita.

Em sua militância na OAB-PB foi Diretor Secretário-Adjunto da entidade; Diretor Tesoureiro; Conselheiro do Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Paraíba; e Vice-Presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB;

Na gestão pública, Anselmo Castilho foi Procurador Geral do Município de Cabedelo, Secretário de Articulação Governamental do Estado da Paraíba, Conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico do Estado da Paraíba, Superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (EMLUR) e Superintendente do IBAMA – PB.
Atualmente exerce o cargo de Superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba – FUNETEC/PB, onde, desde 2014 tem tido a missão de fortalecer o papel da Fundação na promoção de iniciativas de consultoria e apoio à pesquisa em diversas áreas do conhecimento.
Gilvan Freire – Gilvan da Silva Freire, ou simplesmente Gilvan Freire, é um advogado e político brasileiro.

Estreou na mídia paraibana em 2009, constituindo a bancada do programa Conexão Master, apresentado na época pelo jornalista Luís Torres, tendo como comentaristas o cientista político Lúcio Flávio de Vasconcelos e o jornalista Tião Lucena. Ficou por mais de três anos e devido razões pessoais, deixou o programa no final de 2012. É reconhecido por perfeição linguística e qualidade dos vernáculos dos seus textos e discursos; se declara amante da língua portuguesa e crítico contundente da influência estadunidense nos novos padrões culturais brasileiros. Como constitucionalista, dar palestras nas áreas de Direito e Liberdade de Expressão.[1]

 

Funções de um estrategista numa campanha eleitoral:

1. Definir quais os temas que devem ser abordados na campanha;
2. Vislumbrar cenários;
3. Definir alianças políticas;
4. Definir a imagem do candidato;
5. Estabelecer os fatores emocionais que devem ser explorados na relação candidato-eleitor,
6. Identificar os principais adversários;
7. Identificar as fraquezas e os pontos fortes dos competidores,
8. Definir os temas que devem estar associados às mensagens dos candidatos.
9. Desvendar às demandas do eleitor;
10. Analisar conjunturas;
11. Construir e interpretar pesquisas eleitorais.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba