Em Fortaleza

Consórcio Nordeste recebe ministro Alexandre Silveira para discutir investimentos em energias renováveis

Foto: Reprodução

O presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), coordena mais uma reunião dos governadores e governadoras do Nordeste. Nesta sexta-feira (5), os gestores se encontram para discutir a pauta de investimentos em energias renováveis. O encontro, o terceiro do Consórcio Nordeste desde a posse dos novos gestores, será no Centro de Eventos e Convenções de Fortaleza.

O encontro, segundo João Azevêdo, é a continuidade da pauta deliberada em João Pessoa, na Paraíba, na semana passada. Logo mais, às 11h, em Fortaleza, no Ceará, os nove gestores irão se encontrar com o ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira, que irá anunciar um “Plano de Investimentos em transmissão de energia” – uma pauta prioritária para os governadores. Participam também do anúncio do plano de investimentos o secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, e o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.

O presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo, já tinha expressado a necessidade de investimentos nas linhas de transmissão na região. “Para a ampliação e maior participação do Nordeste na geração desse tipo de energia, é necessário que a matriz elétrica do Brasil tenha mais investimentos, e para isso temos que garantir eficiência na forma de transmissão dessa energia”, observou.

No encontro de hoje também será discutida a possível ampliação das outorgas das usinas de geração de energia, para garantir a compatibilidade de ampliação de novas linhas de transmissão de energia solar e eólica produzidas no Nordeste , e tenham viabilidade econômica e de desenvolvimento regional.

O Nordeste tem mais de 71 mil MW de projetos autorizados para a construção nos próximos anos, sendo quase 19 mil MW de energia eólica e 52, 2 mil MW de projetos de energia solar.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba