Lava-Jato

Conselho do MP arquiva reclamação de Lula contra Deltan, mas faz críticas ao procurador

Segundo O Globo, apesar do resultado, o CNMP sinalizou ter maioria de votos contra o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava-Jato.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu, nesta terça-feira, arquivar a reclamação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o procurador Deltan Dallagnol no caso da exibição de um Powerpoint  que apontava  o ex-presidente como chefe da organização criminosa na Petrobras.

Segundo O Globo, O CNMP sinalizou ter maioria de votos contra o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava-Jato. Os integrantes do Conselho, porém, reconheceram, em sessão nesta terça-feira, a prescrição da ação.

Na votação, oito dos atuais onze conselheiros opinaram que havia indícios de infração disciplinar do procurador e que seria necessário abrir um procedimento administrativo disciplinar no caso, mas apontaram que era impossível abrir processo porque as punições já estariam prescritas.

Além disso, por maioria de seis conselheiros, o CNMP concedeu pedido da defesa de Lula para determinar aos procuradores da Lava-Jato que “deverão se abster de utilizar instalações, equipamentos e recursos do MP para fins de divulgação de atividades políticas ou político-partidárias”.

O caso envolvia a entrevista coletiva realizada por Deltan e outros integrantes da força-tarefa para apresentar a primeira denúncia movida contra o petista, que incluiu a exibição de um Powerpoint apontando Lula como chefe da organização criminosa na Petrobras – o crime de organização criminosa, entretanto, estava sob investigação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: com O Globo
Créditos: com O Globo