Eleições

Como estavam as pesquisas para presidente da República em 2018 faltando 15 dias para o pleito? Confira comparativo

Este domingo (18) marca a contagem regressiva de duas semanas para o primeiro turno das eleições deste ano. Pensando nisso, o Polêmica Paraíba resolveu fazer um comparativo mostrando quais eram os cenários que as principais pesquisas eleitorais nacionais indicavam a 15 dias das eleições de 2018.

Para isso foram levadas em consideração as pesquisas Datafolha e Ibope, divulgadas respectivamente em 20 e 24 de setembro de 2018 (o primeiro turno aconteceu em 7 de outubro).

O levantamento Datafolha mostrava o então candidato Jair Bolsonaro à frente com 28% das intenções de votos, contra 16% de Fernando Haddad. Ciro Gomes tinha 13%, Geraldo Alckmin 9% e Marina Silva 7%.

A pesquisa Ibope divulgada quatro dias depois mostrou Bolsonaro com 28% das intenções de voto, contra 22% de Haddad, 11% de Ciro, 8% de Geraldo Alckmin e 5% de Marina Silva.

Ambos os levantamentos diziam respeito à pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados.

Já para as pesquisas eleitorais de 2022, foram levadas em conta as pesquisas Datafolha do último dia 15, e Ipec do último dia 12 (o instituto Ibope encerrou suas atividades e seus antigos diretores formaram o instituto Ipec).

A Datafolha da última quinta-feira mostrou o ex-presidente Lula (PT) na liderança das intenções de votos, com 45% contra 33% de Bolsonaro. Ciro Gomes pontuou 8% e Simone Tebet, 5%.

Já na pesquisa Ipec da última segunda-feira (12) Lula tem 46% das intenções de voto, contra 31% de Bolsonaro. Ciro Gomes obteve 7% e Simone Tebet, 4%.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba