Agenda

Comitiva de João Azevêdo à China deve contar com secretários e auxiliares; veja quem deve viajar

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

O governador João Azevêdo (PSB) irá viajar na próxima semana para a China para cumprir uma agenda administrativa com duração de 11 dias. Na pauta, captação de investimentos para a Paraíba, com destaque para a implantação do Telescópio Bingo, no Sertão do estado.

Informações recebidas pelo Polêmica Paraíba dão conta de que a comitiva do governador deve contar com pelo menos mais seis pessoas: os secretários estaduais da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado; da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira; da Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga; do Orçamento, Planejamento e Gestão, Gilmar Martins; além do chefe de gabinete do governador, Ronaldo Guerra; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento do estado da Paraíba (Cinep), Polari Filho.

No país asiático, Azevêdo deve articular recursos e investimentos para a Paraíba, com destaque para a implantação do radiotelescópio Bingo, previsto para ser instalado no município de Aguiar, no Sertão. O equipamento vai observar a emissão de rajadas rápidas de rádio (em inglês, fast radio bursts, ou FRBs) e a misteriosa a energia escura do universo.

Único no Brasil, o radiotelescópio Bingo será fruto de um investimento de R$ 20 milhões, oriundo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e também do Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FapesqPB).

Com a viagem programada, Azevêdo deve se licenciar do cargo a partir do dia 13 de julho, por 13 dias, dando a oportunidade de, pela primeira vez, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) assumir o mandato.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba