Bastidores

Com ajuda de pesquisas internas, principais candidatos ao governo da PB traçam estratégias para últimos dias de campanha; conheça os institutos

As principais candidaturas a governador da Paraíba chegam para os últimos 10 dias de campanha para o primeiro turno na expectativa de, se confirmar o cenário que vem sendo demonstrado nas pesquisas eleitorais, garantirem uma vaga no segundo turno das eleições.

Cada candidato tem sua estratégia de campanha diferente, e não é segredo para ninguém que os principais candidatos a cargos eletivos, não só na Paraíba mas como em todo o país, contratam agências de marketing ou publicitários para tocarem o marketing político de suas campanhas.

Eles ajudam a definir estratégias de comunicação e publicidade voltadas para exaltar o político em questão, fortalecendo a sua imagem e estreitando a relação entre candidato e eleitor. E uma das fontes dessas tomadas de decisão é a chamada pesquisa de consumo interno.

Candidatos e sua equipe de campanha contratam junto aos institutos de pesquisa, pesquisas de consumo interno, onde assim podem analisar em que região do estado precisam de mais presença de atos de campanha, ou em qual faixa etária o eleitor está mais em dúvida para que então o candidato trace estratégias para angariar o voto desse público alvo, entre outras funcionalidades.

Pensando nisso, o Polêmica Paraíba separou quem são os marketeiros dos quatro principais candidatos ao governo (e que têm chances de disputar o segundo turno segundo as últimas pesquisas) além de quais institutos estão contratando pesquisas de consumo interno. A relação está separada por ordem alfabética. Confira:

João Azevêdo – PSB

Candidato à reeleição, João Azevêdo conta com o mesmo marqueteiro que fez sua campanha vitoriosa em primeiro turno nas eleições de 2018. Trata-se de Diego Brandy, publicitário argentino proprietário do Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação (CIPEC), com sede em Pernambuco.

Inclusive é da própria CIPEC que a equipe de campanha de João Azevêdo tem encomendado as pesquisas de consumo interno.

Nilvan Ferreira – PL

Nilvan Ferreira também está com o mesmo publicitário que atuou em sua campanha à prefeitura de João Pessoa nas eleições municipais de 2020, quando foi derrotado em segundo turno. Trata-se de Jurandir Miranda, um dos proprietários da agência 9ideia.

Já com relação ao instituto de pesquisa, a equipe de Nilvan Ferreira tem contratado pesquisas internas do Grupo 6Sigma, que tem sede em Campina Grande.

Pedro Cunha Lima – PSDB

O tucano Pedro Cunha Lima está fechado com uma dupla composta pelo publicitário Jader França e o jornalista César Rocha. Os dois têm histórico de campanhas com o PSDB paraibano, tendo por exemplo trabalhado na campanha do ex-governador Cássio Cunha Lima ao Senado em 2018 e do deputado federal Ruy Carneiro à prefeitura de João Pessoa em 2020.

A equipe de Pedro tem contado com as pesquisas internas realizadas pela Alfa Inteligência, empresa que tem sede em João Pessoa.

Veneziano Vital do Rêgo – MDB

O senador Veneziano Vital do Rêgo está trabalhando junto do jornalista e publicitário José Maria, da Agência Mix. José Maria tem histórico de campanhas vitoriosas na Paraíba, a exemplo da eleição de Cássio Cunha Lima prefeito de Campina Grande em 1988, Ronaldo Cunha Lima governador do estado em 1990 e mais recentemente a eleição e reeleição de Romero Rodrigues na prefeitura campinense, respectivamente 2012 e 2016.

Já no que diz respeito ao instituto que cede pesquisas de consumo interno para sua campanha, o grupo optou pela Consult Pesquisa, empresa com sede em Natal-RN.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba